Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024

Brasil
Publicada em 17/08/18 às 09:12h - 245 visualizações
SÃO FELIX DO XINGU SEDIA O II CONGRESSO REGIONAL DE MINERAÇÃO DO ALTO XINGU.

Lelis ASCOM

 (Foto: Aldarey Tamandaré)

No Brasil, o estado do Pará é o segundo que mais recebe investimentos do ramo, representando 21,93% do total. Em números, gera 287.882 de empregos diretos e indiretos na cadeia produtiva local , responde por 20% do PIB paraense e 16,7% do PIB Industrial do Brasil chegando a um faturamento de US$ 32 bilhões em 2017, números que comprovam o tema do II COMAX - Congresso Regional de Mineração do Alto Xingu “Mineração desenvolvendo uma nação”. Ao longo desta última sexta 10 de Agosto, a Prefeitura de São Félix do Xingu promoveu o Congresso com o objetivo de aprofundar discussões sobre temas específicos. Participaram instituições públicas e privadas, cooperativas, mineradoras, garimpeiros e profissionais do setor mineral.

A finalidade além atender diretrizes do Programa de município emblemático, apresentou tendências e soluções para legalidade da atividade mineral, compartilhando estudos para construção de uma agenda positiva e plano de ações voltadas ao setor mineral, busca de parcerias para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico do segmento.

“O setor da mineração tem sido um dos principais motores de crescimento da Região Norte, especialmente no Pará, São Felix do Xingu é um dos maiores agregadores de valores da atividade mineral em nossa região, contudo entendemos a necessidade de equilíbrio socioeconômico e ambiental, estamos receptivos à continuar unir esforços, discutir ações e políticas públicas efetivas para desenvolvimento do ramo mineral” afirmou a prefeita municipal Minervina Maria de Barros Silva.

“Ao lado do agronegócio, a mineração tem sido um dos nossos grandes sustentáculos econômicos mantenedores da economia. Socializar e incrementar a pequena e média mineração é uma medida estratégica para o fortalecimento socioeconômico, gerando emprego e renda para nossa região”, afirmou o Secretário Executivo de Meio Ambiente e Mineração, Décio da Costa Matos.

Apoiaram o evento a ANM, SEDEME, SEMMA, CPRM, ANORO, ABRAMP, IDERFLOR-BIO, IBAMA, MPE, SEDEN-TO, OCB/SESCOOP-PA, FECOOGAT e COOGAVEP-MT. Os municípios parceiros ao evento participaram de forma atuante na representatividade do Prefeito Adelar Pelegrini (Tucumã-PA), Romildo Veloso (Ourilândia do Norte-PA), Renan Lopes (Agua Azul do Norte-PA) e Secretario de Mineração Flavio Veras (Parauapebas-PA).

“ Estamos sobre a influência direta de uma das maiores jazidas do planeta a de Serra de Carajás, ainda sim precisamos dar continuidade em ações que inclua o potencial do pequeno e médio minerador, o caminho é a busca da legalidade, organização produtiva a exemplo de cases sucesso do modelo cooperativismo, onde contamos com a parceria da atuante OCB/SESCOOP-PA. O II COMAX reuniu instituições a nível nacional e apresentou reflexos positivos de união de esforços e juntos construímos uma agenda positiva de desenvolvimento sustentável para o setor mineral em nossa região”, afirmou a Diretora de Mineração e Coordenadora do evento Marta Lelis.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2832340 Usuários Online: 222



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados