(Foto: lider fm ourilandia)
Nesse período de suspensão das aulas, medida prorrogou antecipação das férias para 30 dias
Com o aumento dos casos de Covid-19 no Pará, as aulas presenciais nas escolas estaduais continuam suspensas. Em publicação extra do Diário Oficial desta quarta-feira (6), o Governo do Estado prorrogou a antecipação das férias escolares referente a 15 dias de julho para 30 dias do mesmo mês. De acordo com a atualização do Decreto Nº 609, "a contar do dia 22 de abril de 2020, a suspensão das aulas na rede de ensino público estadual deverá ser compreendida como férias escolares do mês de julho, com duração de 30 (trinta) dias".
Segundo a secretária de estado de educação, Elieth de Fátima Braga, a extensão do prazo reflete a gravidade da pandemia do novo coronavírus no Pará. "O momento é de redobrar os cuidados com a saúde e nesse cenário de crescente disseminação do vírus não é possível retomar as aulas", explicou a titular da Seduc.
Ainda não há previsão de retorno às aulas, porém os diretores de escolas devem se organizar para garantir o funcionamento mínimo de cada unidade de ensino, uma vez que os prazos e providências precisam ser atendidos independente da pandemia. Além disso, muitas escolas estão entregando os cartões de vale-alimentação escolar, em especial no interior do estado.
Segundo a secretária, a recomendação é manter o trabalho remoto nas escolas, USEs (Unidades Seduc na Escola) e UREs (Unidades Regionais de Educação), como forma de manter as atividades à comunidade escolar e, ao mesmo tempo, salvaguardar a saúde dos servidores. "Nossas atividades são essenciais, considerando que a paralisação total dessas atividades ocasionará problemas na informação de dados de matrícula escolar, lotação de professores e baixa de carga horária que não podem esperar pelo término da pandemia", explica.