(Foto: Jornal O Niquel Ourilândia do Norte)
A rodovia PA-150, no sudeste paraense, está com mais de 40 quilômetros
totalmente reconstruídos. Com um pavimento de mais de 30 anos, que não
suportava mais serviços de conservação (tapa-buraco e retirada de trilha de
rodas, camaleões), a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) optou pela
reconstrução de mais de 66 quilômetros da via.
Durante o trabalho, foram trocados desde o sistema de drenagem de água
pluviais, base e sub-base, e, finalmente, colocada a nova pavimentação
asfáltica.
"Temos um grande diferencial: todo o asfalto passa por um teste de
prova antes e depois de ser implantado na rodovia, com isso, haverá maior
durabilidade do pavimento, que foi projetado para ter uma vida útil de dez
anos. Além disso, serão implantados mais dois postos de fiscalização de cargas
de caminhão na PA-150" - Pádua Andrade, titular da Setran.
Atualmente, há um posto de fiscalização na PA-150, próximo ao município
de Tailândia. Excesso de peso dos caminhões nas rodovias é uma das principais
causas do desgaste prematuro do pavimento asfáltico.
Ao todo, mais de 60 quilômetros da PA-150 serão totalmente reconstruídos.
O restante da rodovia, que tem mais de 300 quilômetros de extensão, recebe
serviços de conservação e manutenção. Este mês, estão em execução, atualmente,
os trabalhos de fresagem da camada asfáltica na altura do km 293, entre os
municípios de Nova Ipixuna e Jacundá.
Malha Viária
A reconstrução da PA-150 é um dos grandes investimentos do Estado na
infraestrutura viária paraense. A estrada liga a Região Metropolitana de Belém
(RMB) ao sul e sudeste do Estado, interligando oito municípios do nordeste paraense,
indo de Moju a Tailândia, Breu Branco até Ipixuna do Pará, de Goianésia a
Jacundá, e Nova Ipixuna até Morada Nova, distrito de Marabá.
A obra de reconstrução e
recuperação da rodovia foi autorizada em outubro de 2019, com investimento de
R$ 75 milhões, oriundos do tesouro estadual.