O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás
(EFC), que interliga os estados do Pará e Maranhão, percorrendo 23 municípios,
volta a circular a partir do dia 17 de agosto, segunda-feira próxima. A compra
de bilhetes já pode ser feita a partir de hoje, dia 10. Para o retorno da
operação, novos procedimentos serão adotados durante a compra de passagens,
embarque e viagem. As medidas levam em consideração protocolos de saúde
determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos governos do Pará e
Maranhão.
Entre as mudanças adotadas estão a redução na
oferta dos assentos, garantindo o espaçamento adequado entre os passageiros e
priorização da venda de passagens pela internet. Nesta matéria, você confere as
novas normas e adaptações que passam a valer a partir do próximo dia 17, data
que o trem volta a circular, partindo da estação de São Luís. Fique atento para
evitar contratempos na hora do embarque.
A venda de passagens que antes era feita com 60
dias de antecedência, passa agora a ser feita com até 15 dias de antecedência.
Isto por conta da possibilidade de ocorrerem novas regras municipais ou
interestaduais de transporte, a depender da curva epidemiológica de cada
região.
A compra de bilhetes agora deverá ser feita
prioritariamente pela internet ou nos pontos de passagens, que funcionarão com
horário de atendimento diferenciado. A venda de passagens nas estações estará
suspensa, inclusive durante o embarque. Os bilhetes devem ser adquiridos pela
internet no site www.vale.com/tremdepassageiros. Os endereços dos pontos de
venda você confere no final da matéria.
Para garantir o cumprimento das regras de
distanciamento, haverá redução na oferta de poltronas disponíveis para a venda.
O quantitativo poderá ser ampliado gradativamente, conforme a desaceleração da
situação da pandemia. A dica é garantir a compra dos bilhetes de ida e volta e
evitar contratempos no roteiro da viagem que depende do trem.
No dia da viagem, enquanto estiverem nas estações,
todos deverão estar de máscara e respeitar as regras de distanciamento. O
acesso ao local de embarque passa a ser exclusivo para passageiros com bilhete
para o dia da viagem.
Antes de entrar no trem, haverá aferição de
temperatura corporal. Caso seja detectada febre, o usuário será orientado a
buscar atendimento médico e não poderá viajar. Para evitar atrasos,
recomenda-se que o passageiro esteja nas estações ou pontos de embarque com no
mínimo uma hora de antecedência.
A circulação de passageiros enquanto o trem estiver
em viagem estará restrita ao carro de sua poltrona. Também será feita aferição
de temperatura a bordo do trem. As poltronas foram demarcadas para aplicação de
distanciamento social.
Durante a viagem, uma equipe irá anotar o pedido
dos passageiros interessados em consumir refeições produzidas no carro restaurante
e a entrega do pedido será feira diretamente na poltrona, evitando a circulação
entre vagões.
Foram instalados reservatórios com álcool em gel a
bordo do trem e nas estações. A limpeza e desinfecção de superfícies de contato
agora será feita a cada 2 horas e antes do início de cada turno.
Depois de observar os novos procedimentos e
adquirir os bilhetes não esqueça de levar consigo os documentos de
identificação oficiais e estar atento aos horários de embarque e condições para
despacho de bagagem. Estas e outras informações podem ser obtidas no Alô
Ferrovias, no número 0800-285-7000.
Serviço:
Onde comprar passagens: pela internet no site
www.vale.com/tremdepassageiros ou nos pontos de vendas que funcionará das 8h às
14h, de segunda a sexta-feira. E aos sábados, de 8h às 12h. Pesssoas do grupo
de risco terão horário exclusivo de atendimento: 8h às 9h.
Em São Luís, na rua do Passeio, Galeria La
Ravardierie, Sala 105, Centro, São Luís (MA). Fone: (98) 3232-6049; em Marabá,
na BR 230, Folha 30 Q-15, shopping Patio Marabá, Marabá (PA), Fone: (94)
3322-2724; em Parauapebas – Rua F, 372 Lj 60, Cidade Nova, Galeria
Central, Parauapebas (PA). Fone: (94) 3356-4077.
Os demais pontos de venda ao longo da ferrovia,
podem ser consultados ligando para 0800 285 7000.
Confira as principais mudanças adotadas:
– As passagens serão disponibilizadas 15 dias antes
do período da viagem;
– O bilhete poderá ser adquirido pela internet no
site www.vale.com/tremdepassageiros ou nos postos de venda. Não haverá venda de
bilhete nas estações, inclusive durante o embarque;
– A venda de passagem durante a viagem permanece
exclusiva para localidades sem posto de vendas (Mineirinho, Auzilândia,
Altamira, Vila Pindaré, São Pedro da Água Branca e Itainópolis);
– O atendimento presencial nos postos de venda
ocorrerá somente para clientes com máscara e obedecendo as sinalizações de
distanciamento social;
– O horário de funcionamento dos pontos de vendas:
8h às 14h, de segunda a sexta-feira. E aos sábados, de 8h às 12h. Pesssoas do
grupo de risco terão horário exclusivo de atendimento: 8h às 9h;
– Durante o embarque, o acesso à estação poderá ser
feito apenas pelo passageiro com bilhete para o dia da viagem. Parentes e
amigos que não viajam no dia não poderão acessar. Passageiros com prioridade ou
que necessitem de apoio para embarque poderão acessar com acompanhantes;
– O número de poltronas para venda foi reduzido
para garantir espaçamento entre passageiros;
– Nas estações e dentro do trem, será obrigatório
uso de máscara e o respeito ao distanciamento;
– Será feita aferição de temperatura corporal antes
do embarque. Caso seja detectada febre, o usuário será orientado a buscar
atendimento médico e não poderá acessar o trem;
– O serviço de alimentação terá a anotação do
pedido e a entrega diretamente na poltrona do passageiro.
Mais informações: Alô Ferrovia: 0800 285 7000
(Fonte: Ascom
Vale)