Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Brasil
Publicada em 22/09/20 às 05:30h - 127 visualizações
Liderança Kayapó pede legalização de garimpo em terras indígenas
Voz dissonante de outras lideranças indígenas, de diversas etnias do Brasil, apoia extração mineral nos territórios tradicionais e diz que os povos estão em parceria com garimpeiros. Ele faz apelo ao presidente Jair Bolsonaro por legalização do garimpo.

Jornal O Niquel

Liderança Kayapó diz que garimpos são forma de sustento de indígenas e que as políticas públicas para povos tradicionais não estão ajudando em nada. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)  (Foto: )


Beto Kenourukware, representante do Instituto Kenourukware Kayapó (IKKA), aparece em um vídeo defendendo a atuação de garimpeiros em terras indígenas do Pará. Desde domingo (20), um grupo de empresários do setor faz um protesto, no quilômetro 10 da rodovia BR-158. Fica próximo a Redenção, no sudeste paraense. Para ele, os garimpeiros são parceiros e fonte de sustento.

O indígena é liderança na aldeia Gorotire, que fica no município de Cumaru do Norte, em território da etnia Kayapó. O instituto alega abranger 19 aldeias, que somam cerca de 7 mil habitantes. Beto, no entanto, é uma voz dissonante entre outras lideranças, que são contra garimpos nas terras indígenas. A legitimidade dele como liderança é frequentemente questionada.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 3043592 Usuários Online: 714



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados