Para facilitar o
acesso da população aos serviços públicos sociais vinculados ao Cadastro Único
(CadÚnico), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ourilândia do
Norte, no sudeste do Pará, mudou o local de atendimento para beneficiários.
Agora, todos os serviços serão concentrados no Centro de Referência em
Assistência Social (Cras). Antes, as pessoas precisavam se deslocar a vários
locais diferentes para tratar de assuntos relacionados a programas como Bolsa
Família e Criança Feliz.
Essa foi uma das
propostas da nova gestão de Ourilândia, do prefeito Dr. Júlio César Dairel
(Avante) e vice-prefeito Alessandro Machado (Avante). Eles defendem um serviço
público otimizado, que melhor dispõe dos recursos financeiros e humanos para
atender à população ourilandense da melhor forma possível. O chefe do executivo
municipal costuma dizer que a prefeitura deve ser uma empresa, cujo lucro é o
bem-estar da população.
A secretária de
Assistência Social, Andréa Campos, então tomou medidas que foram aprovadas por
Dr. Júlio e Alessandro. E então fez as alterações no atendimento ao CadÚnico. E
agora, até o horário tem novidades, com uma hora a mais, para garantir mais
acesso a pessoas em diferentes períodos: de 8h às 12h e de 14h às 17h, de
segunda a sexta. Antes, eram apenas seis horas corridas.
“Essa iniciativa é
pensando em melhor atender os beneficiários do CadÚnico, que é a porta de
entrada de qualquer usuário nos programas de assistência social. Agora, com a
centralização dos serviços no Cras, não é mais necessário que os beneficiários
fiquem transitando entre secretarias para resolver diferentes assuntos
relacionados aos programas sociais”, explica a secretária Andréa Campos.
(Da Redação Fato
Regional)