Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Brasil
Publicada em 29/01/21 às 23:39h - 133 visualizações
Reflexões Sobre as Aulas Remotas

Jornal O Niquel

                             

         "E o futuro é uma astronave,                                   Que tentamos pilotar

                        Não tem tempo nem piedade         

                        Nem tem hora de chegar.

                       [...] Nessa estrada não nos cabe

                       Conhecer ou ver o que virá

                      O fim dela ninguém sabe

                      Bem ao certo onde vai dar”.

              (Trecho da música "Aquarela”)

Composição:Maurizio Fabrizio/Guido Morra/Toquinho/Vinícius de Moraes.

 

       Alguma vez você já parou pra pensar que a modalidade de aula "não presencial" seria generalizada um dia?   Pois é, eu também nunca havia refletido de forma mais específica sobre essa modalidade de ensino. No entanto, a Pandemia do novo Corona vírus (Covid-19) chegou e parou o mundo, trazendo uma nova visão e uma nova concepção acerca dos recursos digitais e da tecnologia em geral. O mundo, gradativamente está se adaptando às aulas remotas; os profissionais da educação de todas as modalidades de ensino, dos diferentes níveis e segmentos estão se movimentando em busca de adequações metodológicas pra fazer com que o processo de ensino-aprendizagem aconteça com a melhor qualidade possível.

      Toda essa realidade vivenciada no decorrer do ano letivo de 2020  colocou em evidência a capacidade que os seres humanos têm de se adaptarem às circunstâncias. Vimos as famílias se empenhando em providenciar as ferramentas digitais necessárias para que seus filhos possam ter acesso às aulas e aproveitar o máximo possível. E desse modo, percebemos o quanto somos dependentes uns dos outros e reconhecemos a importância da coletividade. Percebemos também o quanto a tecnologia digital está cada vez mais interferindo diretamente no modo de vida das pessoas e principalmente nas relações de trabalho. Observe que agora as redes sociais que os pais procuravam manter distante de seus filhos, se tornou uma das principais ferramentas pra para estudar. E, se antes já havia o dever de monitoramento dos filhos em relação ao uso da internet, o momento atual requer que seja redobrada essa atenção para que esses recursos venham realmente ser produtivo e benéfico às nossas crianças e adolescentes.

       O intuito aqui, não é sugerir que o pai, a mãe ou o responsável renuncie seus compromissos profissionais em função do monitoramento de seus filhos, mas a ideia é  que cada responsável se aproprie dos recursos disponíveis; na própria internet há recursos que possibilita a intervenção no sentido de desenvolver a disciplina no que diz respeito ao uso da internet. E, de acordo com as possibilidades financeiras de cada um, se encontra disponível também profissionais da educação que oferecem atendimento educacional individualizado, podendo ser até mesmo domiciliar. Outra opção boa é a elaboração de uma rotina fixa estruturada para a criança ou adolescente direcionar seu dia a dia em casa; se não for possível preparar sozinho, peça ajuda a um profissional, nesse momento tudo é válido para motivar e estimular o desenvolvimento dos filhos.

      Ressaltamos que, com a adesão às aulas remotas os recursos digitais ganharam mais espaço e maior força meio educacional, porém, jamais devemos abrir mão dos recursos didáticos materiais como: lápis, caneta, caderno, livros didáticos, livros literários, jogos, brinquedos lúdicos e etc. Estes continuam sendo úteis e  significativos no processo de aprendizagem. O ideal é cada família disponibilizar esses recursos às crianças e adolescentes, deixando sempre ao alcance deles, pois assim, em algum momento eles se sentirão atraídos pelo material e espontaneamente será despertado para usá-lo.

      Nesse longo período de Pandemia, os pais assumiram o papel de "professor adjunto" desempenharam com destreza  a função de ensinar seus filhos e participaram das atividades escolares de forma ativa e direta. E nessa perspectiva, a casa se tornou um ambiente escolar, um verdadeiro espaço de aprendizagem, por isso, deve estar organizado devidamente, propiciando todas as condições possíveis para que a evolução da aprendizagem seja satisfatória e eficaz.

      Entendo que as aulas remotas precisam de recursos tecnológicos, mas também precisam de outros recursos materiais didáticos não digitais,  pra que realmente atenda a expectativa de produção de conhecimento significativo. O uso dos recursos digitais associado ao uso de materiais didáticos não digitais, além  de reunir conteúdos úteis,  reproduzem e reforçam os valores éticos sociais causando um efeito relevante no processo de sociabilização dos alunos com suas respectivas ferramentas de estudos. E é nisso que consiste a necessidade de monitoramento e intervenção dos pais no sentido de orientar os filhos quanto ao uso dos recursos disponíveis a eles, pois "É sabido que a relevância de qualquer material didático só existe pelos usos que se fazem dele" (MANTOVANI, 2009, p. 23).

     é  preciso que os profissionais da educação, assim como os pais ou responsáveis pelos alunos, estejam cada vez mais preparados pra assumir o seu  papel de intermediador no processo de aprendizagem dos alunos.

      Para concluir essa linha de pensamento, vos convido a fazer uma autoavaliação visando o redirecionamento das ações educativas promovidas em casa. Estamos prestes a iniciar as atividades escolares desse ano letivo de 2021, e até agora o que sabe é que as aulas continuarão acontecendo remotamente, pelo menos neste primeiro semestre. Considerando que O ministro da Educação, Milton Ribeiro, homologou o Parecer nº 19, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estende até 31 de dezembro de 2021 a permissão para atividades remotas no ensino básico e superior em todo o país; diante disso, é válido tanto os profissionais da educação quanto os pais/responsáveis fazerem uma autoavaliação  minuciosa e criteriosa acerca das suas ações e intervenções pedagógicas, reavaliarem os aspectos positivos e negativos para não correrem o risco de repetirem os mesmos erros. Sabe-se que os erros também podem contribuir  para qualquer aprendizagem, porém, isso só é possível quando há desejo de inovação e adequação por parte de todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Que este ano de 2021 seja um ano de muita evolução no setor educacional, que possamos redobrar nossos esforços para acertar mais e errar menos. Que ESCOLA e FAMÍLIA possam reforçar a parceria e fazer a diferença. Sucessos a todos.

 

Abraços!                                                                                                                                     Psicopedagoga/professora                                                                                                                     Elian Morais




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 3046705 Usuários Online: 479



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados