Se depender do prefeito Tião Miranda, até o final
deste ano Marabá terá em mãos o projeto básico da ponte de concreto armado que
ele pretende erguer sobre o Rio Itacaiúnas, na área urbana da cidade,
interligando os 20 mil habitantes da Velha Marabá aos 90 mil do complexo Cidade
Nova. O prefeito botou na rua o edital da licitação para contratar a empresa
que aprontará o projeto, ao custo de R$ 388.824,56 — mas isso é só para o
projeto.
O Blog do Zé Dudu folheou o edital cujas propostas
comerciais serão apreciadas no dia 13 de agosto e que traz na apresentação o
argumento de interligar o Bairro Vila Canaã (também conhecido como Vila
do Rato), no núcleo Velha Marabá, ao Bairro Amapá, no núcleo Cidade Nova.
A contratação do projeto básico é essencial para
viabilizar a futura execução da obra, já que fornece o detalhamento necessário
para orientar com eficiência a prefeitura e evitar falhas na execução. Também
demonstra a viabilidade técnica, o adequado tratamento do impacto ambiental do
empreendimento, a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do
prazo de execução.
De acordo com a gestão de Tião Miranda, o principal
benefício da proposta é garantir a melhoria da mobilidade para a população de
Marabá, de maneira a fortalecer a infraestrutura urbana e criar rota
alternativa para aliviar o tráfego, particularmente no núcleo Pioneiro, que é o
mais frequentado para compras e para atividades de lazer e turismo, sobretudo
na alta estação. Se erguida nos moldes geográficos idealizados pela Prefeitura
de Marabá, a ponte também vai tornar “um pulo” a partida da Velha Marabá ao
aeroporto municipal, por exemplo.
A prefeitura alega que, atualmente, nos horários de
pico, a única ponte de acesso à Cidade Nova fica congestionada, e a Rodovia
Transamazônica, sobre a qual está assentada, se vê às voltas com
engarrafamentos quilométricos. Hoje, o núcleo Cidade Nova, que é cortado pela
rodovia, é a parte da cidade de Marabá com maior número de habitantes — tem
mais moradores, por exemplo, que a cidade de Redenção, a principal do sul do
Pará.
Ponte
sobre o Rio Tocantins
Marabá deve se tornar a “cidade das pontes” a
partir de 2022. A mineradora Vale está calada, mas, segundo fontes do Blog,
refletindo sobre custos e preparando-se “psicologicamente” para começar a
construir no ano que vem a segunda ponte sobre o Rio Tocantins, interligando a
Nova Marabá ao núcleo São Félix. A Nova tem cerca de 80 mil habitantes e é o
segundo núcleo urbano mais populoso, enquanto o São Félix, com cerca de 50 mil
moradores, é, disparado, o “lado” de Marabá que mais cresce populacional e comercialmente.
A Vale prometeu no último trimestre do ano passado,
à Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), o prazo para início da
construção da ponte sobre o Tocantins (relembre
aqui). A nova ponte será construída 300 metros distante
da primeira, rio acima, e deve ser utilizada exclusivamente por caminhões e
carretas, enquanto a primeira será para tráfego exclusivo de veículos menores,
como motocicletas, carros de passeio e caminhonetes. Será e deve ser: a cidade
de Marabá aguarda.
FONTE ZE DUDU