Tarcísio de Freitas não estipulou data para envio do projeto que ainda está em estudos (Foto: )
Brasília – Em audiência
pública da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, na terça-feira (17), o
ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que o governo
avalia criar o Marco Legal das Ferrovias por meio de medida provisória. O
Senado já discute um projeto de novo marco legal para setor ferroviário, com
objetivo de atrair investimentos privados. Na audiência pública, o senador Jean
Paul Prates (PT-RN) lembrou que o PLS 261/2018, do qual é relator, já conta com
amplo entendimento, unindo parlamentares de todos os partidos e os todos
setores envolvidos no transporte ferroviário.
O projeto do Marco Regulatório das Ferrovias, que
cria um sistema de licenças para exploração e permite o investimento de
empresas privadas no setor ferroviário, vai ser avaliado pelo governo federal.
Atualmente, a operação das ferrovias é de domínio
público, podendo haver parcerias privadas para construção de trechos, por meio
de licitação. Durante o debate da Comissão, Tarcísio lembrou que esse novo
modelo segue exemplos de sucesso em outros países.
“É uma volta ao passado e uma cópia de modelos que
deram certo em outros países, por exemplo nos Estados Unidos. Não tem ferrovia
concedida nos Estados Unidos, tem ferrovia autorizada. E, aí, é um absurdo que,
aqui, no Brasil, às vezes eu tenho um grande grupo com plano de negócio
bilionário, que tem o desejo de investir em ferrovia e não pode porque a
ferrovia é uma exclusividade do Estado”, disse o ministro aos senadores.
De acordo com a proposta de Medida Provisória, a
União deverá autorizar que o investidor trabalhe na linha férrea escolhida. O
texto tramita no Senado há mais de três anos e propõe a uniformização das
regras para o setor. Segundo o ministro, vários estados têm aprovado
legislações regionais, sem proteção legal, o que torna a discussão ainda mais
necessária.
“É urgente, agora, que a gente possa ter uma norma
federal que traga segurança jurídica para seguir nessa jornada, inclusive, em
respeito às iniciativas dos estados. Nesse meio tempo, Mato Grosso, Minas
Gerais e Pará aprovaram legislação, e temos Pernambuco, Paraná e Santa Catarina
encaminhando legislação”, disse.
Para o senador Esperidião Amin (PP-SC), as novas
regras podem beneficiar o transporte de mercadorias entre os estados. “O
quesito autorização para nós é decisivo para favorecer a chegada do milho e da
soja ao oeste de Santa Catarina, a nossa dependência está aumentando e isso vai
fragilizando o nosso parque agroindustrial”, alertou o parlamentar.
Marco legal
Na proposta, os contratos previstos no projeto do
novo marco legal das ferrovias deverão ter duração de 25 a 99 anos e privilegiar
pequenos trechos. A proposta já está pronta para votação em plenário. O texto
original é de autoria de José Serra (PSDB-SP) e o relator é o senador Jean Paul
Prates (PT-RN). Para Tarcísio, Prates é uma boa escolha, especialmente por
tratar do assunto desde 2019. “Sinto bom ânimo para enfrentarmos de frente esse
assunto. E continuo contando, como sempre contei, com nosso senador Jean Paul”,
disse o ministro.
Reportagem: Val-André
Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em
Brasília.
Fonte Ze Dudu