Cosan quer explorar minério de ferro no Pará (Foto: )
Cosan
quer explorar minério de ferro no Pará
Brasília – Uma das
líderes nacional no mercado de combustíveis, a gigante Cosan, por meio da
Atlântico — sua controlada —, planeja diversificar seus negócios e prepara a
entrada na área de mineração por meio de uma joint venture com o Grupo Paulo
Brito, controlador da Aura Minerals. O primeiro projeto mineral a ser explorado
pela joint venture está localizado próximo a Parauapebas (PA), na região de
Carajás, conectado ao porto pela estrada férrea de Carajás. O escoamento da
produção será pelo porto de TUP, em São Luis (MA). O início da exploração e
produção está previsto para 2025.
O memorando divulgado na segunda-feira (23), prevê
que a Atlântico deterá 37% do capital total e controle compartilhado da nova
companhia — ou seja, 50% das ações ordinárias da empresa.
A Cosan anunciou uma nova estratégia de
investimentos, por meio da qual poderá entrar em novos negócios. Esse movimento
já inclui, segundo a empresa, a apresentação de proposta para a aquisição de
100% do TUP São Luís, terminal portuário de uso privado localizado na capital
do Maranhão, por R$ 720 milhões, além da formação de uma parceria no setor de
mineração.
O Terminal de Uso Privado (TUP) de São Luís, é
considerado um dos maiores empreendimentos de logística do país
Porto
A oferta pelo porto foi enviada pela Atlântico à
São Luís Port Company, da chinesa CCCC, e aos acionistas minoritários que somam
participação de 49% no terminal, disse a companhia. O fechamento da operação
está sujeito a condições, como aprovações regulatórias e concorrenciais, bem
como a aprovações societárias da CCCC.
O Terminal de Uso Privado (TUP) de São Luís, possui
área de 200 mil hectares. Atenderá áreas central, norte e nordeste do país,
interligado pelas Ferrovias Norte Sul e Carajás. O projeto compreende seis
berços, sendo quatro na primeira fase de construção e dois na segunda, mais
ponte de acesso, acesso rodoferroviário e pera ferroviária. A obra terá
investimento de R$ 800 milhões, com a conclusão da primeira fase em quatro
anos.
O terminal de uso privado é uma parceria entre as
empresas CCCC — chinesa — e as brasileiras WPR e Lyon. É considerado um dos
maiores empreendimentos de logística do país.
Reportagem: Val-André
Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em
Brasília.
Fonte Ze Dudu