Sortudo será quem conseguir vencer a concorrência
que escolherá até duas agências de publicidade para gerenciar R$ 19,635 milhões
da conta da Prefeitura de Parauapebas, uma das 40 mais ricas do Brasil.
Prevista para ter desfecho no dia 20 de dezembro, a concorrência elegerá os
vitoriosos com base em critérios de técnica e preço. Cada agência terá direito
a gerenciar até R$ 9,817 milhões. As informações foram levantadas com
exclusividade pelo Blog do Zé Dudu, que analisou o edital da licitação.
Segundo o governo de Darci Lermen, a atuação da
agência será voltada à prestação de serviços de publicidade, compreendendo
atividades que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a
concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da dos
serviços de comunicação social. Engloba ainda a distribuição de publicidade aos
veículos e demais meios de divulgação, com o intuito de atender ao princípio da
publicidade e ao direito à informação, de difundir ideias, princípios,
iniciativas ou instituições ou de informar a comunidade.
Vale lembrar que a administração tem, por força de
lei, de publicizar suas ações. A publicidade, neste sentido, é instrumento de
transparência da gestão pública para dar validade aos atos oficiais e para que
o cidadão possa exercer o controle social, usando-a como arma contra o mau uso
do dinheiro público e apurando como efetivamente suas necessidades estão sendo
atendidas.
A prefeitura diz estar desenvolvendo diversas ações
de interesse público. E, para o cidadão, o acesso a informações sobre elas é
essencial a fim de alcançar o pleno exercício da cidadania. A divulgação institucional
é instrumento capaz de favorecer de forma significativa o acesso da população
aos seus direitos administrados como atividade-fim da prefeitura.
Gamma e Ivo Amaral
Dois anos atrás, o Blog divulgara que duas das mais
respeitadas agências de comunicação do Pará ganharam oportunidade de prestar
serviços à Prefeitura de Parauapebas até o início de 2021. As empresas Gamma
Comunicação e Ivo Amaral Publicidade começaram os laços com o governo municipal
em 21 de julho de 2016, ainda na gestão de Valmir Mariano, e teve seus
contratos aditados várias vezes. O valor inicial era de R$ 4 milhões.
Tanto a Gamma quanto a Ivo Amaral ficaram de
faturar R$ 5 milhões para prestar serviços de 21 de janeiro de 2020 a 21 de
janeiro de 2021. Após o quinto aditivo, cada uma das agências teria faturado da
segunda prefeitura mais rica do estado R$ 21 milhões. O papel de cada uma era o
mesmo do atual edital: realização de estudo, planejamento, conceituação,
concepção, criação, execução interna, intermediação, supervisão da execução e
divulgação dos serviços publicitários de responsabilidade do governo.