(Foto: Jornal O Niquel)
Na última
quarta-feira, 13, uma ação social dos estudantes do curso de Direito da UniBRAS
Pará levaram brincadeiras, chocolates e ovos de Páscoa à Unidade de Acolhimento
da Criança e do Adolescente.
“Partiu dos
estudantes a interação com as demandas sociais da comunidade de Ourilândia do
Norte”, comenta o prof. Patrick Bezerra, diretor da unidade. Ele destaca que “a
ação mostra que o curso de Direito está transcendendo a sala de aula”.
Para o
coordenador do curso, o prof. Fernando Costa, “ver o sorriso de uma criança e
de um adolescente não tem preço. Estamos fazendo parte da transformação social
que a educação pode promover em nossa própria comunidade. Com informações Fato Regional.
Presidente da AEON solicita apoio a VALE e Administração Municipal
Mauri Vandir presidente da Associação Empresarial de Ourilândia do Norte já pediu apoio a direção da VALE local e a Administração Municipal para ponderarem e usar do bom senso, ajudar e apoiar a UNIBRAS em nosso município. A questão é em relação a cedência do prédio onde hoje funciona a instituição, a prorrogação do prazo para pelo menos 2 a 3 anos, período necessário para construção do prédio próprio. Sabemos das dificuldades no início da implantação da instituição no município, a autorização dos cursos pelo MEC que é demorado, tanto é que os cursos de Administração de Empresas, Engenharia Civil, Agronomia e Veterinária foram liberado oficialmente no final de 2020, as aulas iniciaram no inicio de 2021, o curso de Direito foi autorizado no final de 2021 e teve início em 2022. Tudo isso só acontece com muita luta e empenho. Agora a UNIBRAS através da AEON solicitou apoio para conversar com o Exmº Prefeito Municipal Dr° Júlio Dairel para viabilizar a assinatura de um termo de cooperação com o SUS via Secretaria Municipal de Saúde, documento que não gera custos para o município, apenas uma parceria para os alunos em aulas práticas poder visitar o hospital municipal, documento necessário para na visita do MEC prevista para o dia 25 de abril ocorrer a liberação dos cursos de Enfermagem, Psicologia e possivelmente Odontologia para o segundo semestre. O prazo da assinatura desse termo de cooperação é no máximo nesta segunda feira, caso contrário possivelmente será cancelada a vinda do MEC dia 25 para liberação dos novos cursos, o que seria lamentável. Mauri conseguiu conversar com o prefeito Drº Júlio que afirmou, que está disposto conversar com a direção da UNIBRAS e conceder o apoio, quem não quer ter uma faculdade no município concluiu.
Está previsto para daqui dois anos o curso de Medicina.
Atualmente o município de Tucumã demonstrou interesse para a UNIBRAS se implantar naquele município, oferecendo infra estrutura e apoio, uma das áreas com possibilidade seria onde funciona a Secretaria de Obras, na PA 279, ao lado do ginásio, um lugar excelente, já tem uma estrutura, no caso sofreria modificações e ampliação.
Mauri Vandir, presidente da AEON Associação Empresarial de Ourilândia do Norte está muito confiante em obter o apoio tanto da VALE como da Administração Municipal para que a UNIBRAS permaneça aqui em Ourilândia, o contrário seria uma catástrofe com prejuízos imensuráveis ao nosso município.