Nesta terça-feira (7), aconteceu o lançamento do
Programa Empreendedores Prata da Casa, fruto da parceria entre Vale e
Redes/Fiepa. A iniciativa nasce com o objetivo de desenvolver esses
empreendimentos comunitários, a fim de que se tornem aptos para fornecer para
todo o mercado local e regional. O edital completo está disponível no
site https://redesfiepa.org.br/social_/pratadacasa/.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 7 de julho deste ano.
A ideia é que o Programa funcione como uma
incubadora de negócios, que pretende aperfeiçoar a capacidade de gestão
organizacional, o desenvolvimento dos produtos e serviços ofertados e o
relacionamento com o mercado. “O objetivo é apoiar empreendedores que façam a
diferença para mudar a realidade de suas comunidades, que tenham orgulho de
seus produtos e serviços e motivação para trabalhar e superar as barreiras de
acesso aos mercados consumidores”, explica Marcel Souza, Executivo da Redes/Fiepa.
De acordo com o gerente Executivo de
Sustentabilidade da Vale, Rafael Martinez, o Programa integra conjunto de ações
para apoiar a diversificação econômica nos municípios onde há atividades da
empresa e faz parte da ambição social anunciada pela Vale. Entre os
compromissos, a empresa definiu retirar 500 mil pessoas da pobreza extrema até
2030. “É uma iniciativa inovadora e nosso objetivo é de que esses
empreendimentos comunitários se tornem potenciais fornecedores no mercado e
passem a compor arranjos que impulsionarão o desenvolvimento de outros setores
econômicos no Pará”, diz Rafael.
Podem se inscrever para o Programa empreendimentos
comunitários como cooperativas, associações, microempreendedores individuais
(MEI) que já atuem com alguma atividade empresarial nos projetos executados
pela Vale e grupos informais beneficiados por investimentos sociais públicos
e/ou privados. A produção local deve envolver os setores de
hortifrutigranjeiros, produção de mel e corte e costura e estar localizado nos municípios
de Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do
Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas, São Félix do Xingu e Tucumã.
Os negócios selecionados contarão com assessoria
especializada para o desenvolvimento de habilidades em gestão, apoio à
formalização e regularização, capacitação em técnicas de operação, logística e
nível de qualidade, e ainda, apoio na construção de marca e técnicas de
comercialização, inclusive presença on-line. Para essa primeira turma, serão
selecionados 35 empreendimentos. A realização desta iniciativa também integra
medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido
pelo Ibama.