Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Brasil
Publicada em 13/07/22 às 05:44h - 524 visualizações
Novas pontes no Rio Tocantins vão custar R$ 4,1 bilhões
O projeto tem previsão de acontecer em cinco anos corridos e até 1.600 pessoas devem ser contratadas no pico da obra, ano que vemO projeto tem previsão de acontecer em cinco anos corridos e até 1.600 pessoas devem ser contratadas no pico da obra, ano

Jornal O Niquel

Ponte rodoferroviária do Rio Tocantins ganhará mais duas pontes a 300 metros de distância  (Foto: )


Representantes da mineradora Vale apresentaram o projeto de construção de duas novas pontes sobre o Rio Tocantins em Marabá, durante audiência na Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal de Marabá (CMM). O projeto está estimado em US$ 830 milhões (R$ 4,1 bilhões).

Segundo os representantes da mineradora, o primeiro pacote de obras do projeto das novas pontes engloba serviços preliminares como canteiro, supressão vegetal e terraplanagem realizados antes das obras de construção.

A Aterpa, empresa que fará a obra, está em fase inicial de mobilização e deve começar as atividades em agosto.

Serão contratadas cerca de 400 pessoas no pico de obras durante a primeira fase (em novembro deste ano) e 1600 pessoas no pico das obras de construção ao final do segundo ano do projeto.

Conforme o que foi repassado pela Vale, uma das premissas para contratação é a priorização da mão de obra local em articulação com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), assim como a aproximação com a Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) para o fomento da contração de fornecedores da região.

Segundo as informações que foram prestadas pela mineradora durante audiência com a Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico, o projeto consiste na construção de duas pontes, uma rodoviária e outra ferroviária, cada uma com 2,365 km de extensão.




Os números apresentados pela mineradora, em Marabá, indicam que serão empregados na obra de arte 24,1 mil toneladas de estrutura metálica; 2,5 mil toneladas de camisa metálica; e 61,2 mil metros cúbicos de concreto.

As construções ampliarão tanto a capacidade de transporte de minério e outras cargas como desafogarão também o trânsito rodoviário na ponte existente. A obra de arte também vai contribuir com travessia segura de pedestres.

De acordo com Paulo Carreiro, gerente de Engenharia da Vale, o projeto foi dimensionado, certificado e passou por outras análises, inclusive o estudo de navegabilidade, com simulação realizada com 35 sequências.

A Vale informou também que já dispõe da licença ambiental e está desenvolvendo os programas de indenização/ arrendamento e acompanhamento social socioeconômico, Educação Ambiental, Apoio às Comunidades Tradicionais, Afugentamento e Salvamento da Fauna e Monitoramento de fauna e bioindicadores.

ZE DUDU




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 3046079 Usuários Online: 2076



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados