A presidência do Ibama (Instituto Brasileiro do
Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) emitiu, nesta terça-feira (11) a
Licença Prévia 676/2022, para a dragagem e derrocamento do Pedral do Lourenço.
A obra vai ampliar a capacidade de navegação do Rio Tocantins, consolidando a
tão esperada, há cerca de 30 anos, Hidrovia Araguaia—Tocantins. Será uma
alternativa econômica para o escoamento da produção de grãos do Estados do Mato
Grosso e Tocantins. A Licença Prévia, entretanto, vem acompanhada de 35 condicionantes,
algumas com dezenas de subcondicionantes.
O deputado federal eleito Keniston Braga (MDB)
comemorou a emissão da licença, mas vê a necessidade de atuação parlamentar
para que os próximos trâmites não demorem a acontecer tanto quanto demorou a licença.
Keniston Braga (MDB)
Em janeiro, quando assumir o mandato, além dessa,
ele já tem várias agendas que considera urgentes para a região, entre elas a
federalização da Estrada do Rio Preto e sua pavimentação. Keniston espera que o
Senado dê prosseguimento a essa pauta, a fim de beneficiar aquela
região.
Porém, mesmo antes de tomar posse, Keniston Braga
já está trabalhando. Ele tenta marcar uma agenda com presidente do Senado
Federal para essas três pautas que considera fundamentais: derrocagem do pedral,
federalização da estrada do Rio Preto e regularização fundiária no Pará.
A agenda ganhou ainda mais importância com a
entrega pelo Ibama ao Dnit da Licença Prévia para a derrocagem. “Essa é uma
informação importante, porém, considerando o longo tempo de espera, não
significa que a obra vai ganhar celeridade. Portanto, a atuação de um mandato
colocando essa pauta como prioridade tem relevância”, declara o deputado
eleito.
A campanha de Keniston levantou ainda outra
proposta importante, que é a criação de um Fórum Paraense de Infraestrutura,
iniciativa que tem por objetivo colocar as demandas produtivas ligadas à
infraestrutura como ponto de debate permanente, produzindo ambiente de
aprofundamento técnico e reverberação da pauta
A
derrocagem
O projeto se refere às obras de dragagem e
derrocamento do rio Tocantins entre Marabá/PA e Baião/PA. O empreendimento é
dividido em três trechos:
Trecho 1: entre os municípios de Marabá e
Itupiranga (52km) – Execução de obras de dragagem;
Trecho 2: entre Santa Terezinha do Tauiri e a Ilha
do Bogéa (35km) – Execução de obras de derrocamento; e
Trecho 3: entre os municípios de Tucuruí e Baião
(125km) – Execução de obras de dragagem.
A execução das obras tornará a navegação segura até
Vila do Conde (Barcarena/PA) e possibilitará a conexão em seu curso com as
malhas ferroviárias e rodoviárias brasileiras, formando um corredor multimodal.
Ademais, a execução das obras é determinante para a
atração de novos investimentos, tais como a instalação de novos portos, que
possibilitarão condições de logística com planejamento, eficiência e ganhos em
custo de transporte, além de possuir potencial de dinamização da produção rural
dos municípios que margeiam o rio Tocantins, permitindo o escoamento desses
produtos pela nova Via Navegável, e de possibilitar a plena operação da eclusa
da UHE Tucuruí, que hoje se encontra subutilizada.