A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) realizou na manhã desta quarta-feira, 16, a cerimônia de encerramento de uma etapa do contrato entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública S/S Ltda, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica Sudam/PNUD.
O Contrato BRA10-40149-2022 teve como objetivo elaborar metodologia e capacitar técnicos e gestores para formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, planos, programas e projetos de desenvolvimento regional. Para cada etapa do contrato (formulação, monitoramento e avaliação), houve a entrega de um guia metodológico seguido de capacitação.
As capacitações envolveram servidores da Sudam e de instituições regionais, como a Suframa, Banco da Amazônia, Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, governos dos estados da Amazônia Legal, Sudene e Sudeco. A capacitação teve carga horária total de 120h e envolveu cerca de 40 pessoas por módulo.
Além da entrega dos guias e das capacitações, o Instituto Publix elaborou o Diagnóstico Georreferenciado com insumos para o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), documento basilar para a construção do Plano Regional 2024-2027. Não obstante, foi elaborada uma base de dados com dashboard denominado Banco de Dados da Amazônia Legal (BADAM), com informações nacionais, regionais e por recortes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Os produtos entregues pelo Instituto Publix serão disponibilizados no site da Sudam e o BADAM pode ser acessado pelo link
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZjZkMTk3MGItZmNlNy00ZDk0LTk0ZWItZjkxNjAxMDE2MzZiIiwidCI6IjNm
NzRiNDE0LTRlODQtNGU2ZC05OGIzLTcwMGEwMDFjNjNjYyJ9
“Dessa forma, a Sudam dá um passo importante para o processo de formulação e implementação de políticas públicas mais efetivas, com o envolvimento de atores regionais”, falou o coordenador-geral de Planejamento Regional da Sudam, Benedito Caldas.
O Projeto de Cooperação Técnica entre a Sudam e o PNUD prevê ainda a entrega de outros produtos voltados às cadeias produtivas e programas regionais, além da governança do PRDA.
O evento de entrega dos certificados aconteceu na sala do Condel, na sede da Sudam, em Belém, com a participação do diretor de Planejamento e Articulação de Políticas (DPLAN), Paulo Roberto Ferreira, da coordenadora Regional do PNUD, Kassya Fernandes, e do diretor do Instituto Publix, Gilberto Porto.
#Sudam #pnud #Amazonia