Passageiros não sabem o que fazer com a atitude da 123milhas de cancelar as passagens Promo de setembro a dezembro desse ano (Foto: )
Brasília – O ministro do Turismo,
Celso Sabino, reconhece como preocupante a atitude da 123milhas de anunciar, na
sexta-feira (17), a suspensão unilateral da emissão de passagens da sua linha
promocional, o que pode prejudicar milhares de clientes no país. A empresa
vende, por meio do seu site, passagens, pacotes turísticos e aluguel de carros.
Em nota, a
pasta se manifestou e “considera grave a decisão da empresa de cancelar os
pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, afetando viagens já
contratadas da linha ‘Promo’, de datas flexíveis, com embarques previstos de
setembro a dezembro de 2023”. O Ministério do Turismo afirma ter alertado o
Ministério da Justiça para que investigue possíveis irregularidades na medida.
“O
Ministério do Turismo já acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública
para que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), avalie a
instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais
cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de
danos a todos os clientes prejudicados,” diz o documento.
A companhia
diz que devolverá integralmente os valores pagos pelos clientes, por via de
“vouchers”, acrescidos de correção monetária de 150% do CDI. Eles poderão ser
usados apenas para compra de passagens, hotéis e pacotes dentro da 123milhas.
Entenda a
suspensão da linha promocional da 123milhas
A agência
de viagens 123milhas anunciou a suspensão na noite de sexta, e, em comunicado,
diz que a decisão foi tomada “devido à persistência de circunstâncias de
mercado adversas”. Entenda como funcionará a medida.
Qual é a
abrangência da suspensão?
A agência
informou que a linha “Promo” (de passagens e pacotes com datas flexíveis) foi
suspensa temporariamente e que não emitirá as passagens com embarque previsto
de setembro a dezembro de 2023.
Como será
feita a devolução do dinheiro?
A companhia
diz que devolverá integralmente os valores pagos pelos clientes, por via de
“vouchers”, acrescidos de correção monetária de 150% do CDI. Eles poderão ser
usados apenas para compra de passagens, hotéis e pacotes dentro da 123milhas.
E se a
passagem da linha Promo já foi emitida?
Se o
cliente já recebeu a passagem, localizador ou e-ticket, a viagem está
confirmada.
Como
solicitar o voucher?
Os vouchers
poderão ser solicitados pelo site, na aba PROMO 123, ou por meio do WhatsApp
(31) 99397-0210.
Em quanto
tempo o voucher ficará disponível?
Após a
solicitação, o voucher deverá ficar disponível em até cinco dias úteis pelo
e-mail cadastrado do pagante.
Até quando
o voucher poderá ser utilizado?
Os vouchers
poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da solicitação.
E se o
embarque ocorrer a partir de janeiro de 2024?
A empresa
diz que o usuário pode solicitar o voucher desde já, nas mesmas condições de
quem embarcaria neste ano.
Por Val-André Mutran – de Brasília