- Os
paraenses que trafegam pela BR-230, também conhecida como Rodovia
Transamazônica, já contam com 17 quilômetros da rodovia revitalizada em trechos
descontínuos. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
conclui os serviços de aplicação de microrrevestimento asfáltico e implantação
de nova sinalização entre Novo Repartimento e Anapu (km 301,1 ao km 487,87). As
melhorias tiveram um investimento do Governo Federal de aproximadamente R$ 6
milhões.
As equipes
do DNIT atuaram na reabilitação da superfície do pavimento da BR-230/PA com a
aplicação do microrrevestimento entre o km 301,1 e o km 483,54 e do km 487,87
ao km491,36. Com a aplicação do produto asfáltico a autarquia amplia a vida
útil da rodovia, pois elimina fissuras e impede a perda de materiais da camada
asfáltica existente. Com esse tipo de conservação mais atuante, o Departamento
protege as pistas do surgimento de infiltrações e buracos. O trecho ainda
recebeu nova sinalização vertical e horizontal.
A BR-230 – A Transamazônica é uma
rodovia transversal localizada entre o Norte e o Nordeste do Brasil. Com o
marco 0 no município de Cabedelo, na Paraíba, a BR-230 corta os estados do
Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, terminando na cidade de Lábrea no
Amazonas.
Dentro do
Pará a rodovia passa por cidades importantes como Marabá e Altamira. Com mais
de 1,5 mil quilômetros de extensão a BR-230/PA representa um importante eixo de
circulação de pessoas e mercadorias entre os mais de 15 municípios que corta. A
rodovia recebe um intenso fluxo de veículos de carga para o escoamento da
produção agrícola, especialmente de arroz, cacau, feijão e milho. A
agropecuária e a extração de borracha, de castanha-do-pará e de minerais também
se destacam na economia do estado.