Resina reforçada com nanofibras de celulose (madeira) — Cellenpia Plas (Foto: )
Em setembro
deste ano, a japonesa Yamaha Motor Co., Ltd. anunciou que adotou uma resina
reforçada com nanofibra de celulose derivada de planta (CNF) na produção de
peças em seus modelos 2024 de jets (motos aquáticas) e barcos esportivos
WaveRunner. Este é o primeiro caso mundial de produção em massa de peças para
veículos que utilizam este material — um matéria derivado da madeira mais forte
que o aço.
Segundo
nota divulgada pela companhia, a iniciativa tem como objetivo reduzir as
emissões de CO² da empresa e a venda dos modelos que utilizam essa tecnologia
já começaram inicialmente na América do Norte.
A peça de
resina reforçada CNF que será produzida em série pela Yamaha, é a capa
utilizada junto ao cabeçote de alguns motores, e foi desenvolvida em
colaboração com a Nippon Paper Industries Co., Ltd., sediada em Tóquio, no
Japão.
Sede da
Yamaha em Tóquio
A Yamaha
Motor Co. também está analisando a maior utilização de diversas fibras de
celulose, não só em produtos náuticos, mas também em motocicletas e em uma
vasta gama de outros produtos da marca no futuro.
A resina
reforçada com CNF é um novo material de alta resistência fabricado amassando e
dispersando o CNF, um material de biomassa feito de recursos de madeira, em
resinas como o polipropileno. Além de ser mais de 25% mais leve que os
materiais resinosos existentes, também possui excelente reciclabilidade de
material, levando à redução da quantidade de plásticos utilizados e das
emissões de gases de efeito estufa, principalmente CO², o que confere ao
material o status de sustentabilidade que as peças que serão paulatinamente
substituídas hoje não possuem.
‘’Em linha
com o novo Plano de Gestão de Médio Prazo (2022–2024) anunciado em fevereiro de
2022, a Yamaha Motor está a reforçar os seus esforços em prol da
sustentabilidade, procurando contribuir para a criação de um mundo mais
sustentável’’, diz o comunicado ao mercado.
No futuro,
para acelerar as iniciativas de compensação de carbono necessárias para atingir
os seus objetivos, a empresa continuará a promover a investigação e o
desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a sustentabilidade.
A empresa
começou a vender os produtos na América do Norte em 25 de agosto. Agora que
está sendo usado comercialmente em peças de equipamento de transporte pela
primeira vez, está atraindo a atenção, com o apelo de reduzir a pegada de
carbono das empresas usuárias.
Aplicações
Em um
prospecto a Yamaha demonstra como e onde está utilizando esse novo material.
Nova capa
protetora de motor fabricada em resina reforçada (CNF)
Características
da tampa do motor em resina CNF
–
Antecipando o uso no ambiente hostil da água do mar e do calor, obtém
resistência e outras propriedades do material iguais ou superiores às dos
materiais já existentes.
– É 25%
mais leve que os materiais existentes. Além disso, o novo design reduz ainda
mais o desperdício, reduzindo a quantidade de resina utilizada, contribuindo,
portanto, para a redução geral do peso.
A capa
protetora instalada nos novos motores modelo 2024 de jets (motos aquáticas) e
barcos esportivos WaveRunner, da Yamaha, que já começaram a serem vendidos nos
Estados Unidos
Novo Motor
HO
– O
material é altamente reciclável e pode ser usado repetidamente para reduzir a
quantidade de plástico utilizado, permitindo a reduções nas emissões de gases
de efeito estufa.
– O design da atual tampa do motor foi renovado, expressando não apenas força,
mas também inovação e considerações ambientais. Reminiscente de uma barra de
torre de suporte, este conceito de barra transversal tem um layout que mostra o
motor de uma forma mais dinâmica e atraente.- Novo motor aspirado de alto
rendimento (motor HO) foi totalmente redesenhado pela primeira vez em 15 anos,
e teve sua cilindrada aumentada para 1,9L, atingindo o rendimento mais alto
para um motor aspirado destinado a propulsão a jato de água.Inicialmente, o
novo motor HO será empregado nos seguintes produtos:
• Linha
WaveRunner modelo 2024
A linha
inclui 20 modelos em cinco séries: Luxury, Performance, Recreation, Rec Lite e
Freestyle- O novo motor HO é empregado em cinco modelos em três séries: Luxo,
Desempenho e Recreação
• Linha de
barcos esportivos modelo 2024
– A linha
inclui 30 modelos em seis séries: 19 pés, 22 pés, 25 pés, 27 pés, Wake e
console central.- O novo motor HO é empregado em 17 modelos em cinco séries: 19
pés, 22 pés, 25 pés, Wake e console central.
* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente
do Blog do Zé Dudu em Brasília.