Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Brasil
Publicada em 06/11/23 às 06:00h - 199 visualizações
Madeira mais forte que aço promete revolucionar indústria
A japonesa Yamaha começou a utilizar nanofibras de celulose derivadas de madeira (CNF) no lugar de algumas peças de plástico nas suas embarcações

Jornal O Niquel

Resina reforçada com nanofibras de celulose (madeira) — Cellenpia Plas  (Foto: )




 

 

 


Em setembro deste ano, a japonesa Yamaha Motor Co., Ltd. anunciou que adotou uma resina reforçada com nanofibra de celulose derivada de planta (CNF) na produção de peças em seus modelos 2024 de jets (motos aquáticas) e barcos esportivos WaveRunner. Este é o primeiro caso mundial de produção em massa de peças para veículos que utilizam este material — um matéria derivado da madeira mais forte que o aço.

Segundo nota divulgada pela companhia, a iniciativa tem como objetivo reduzir as emissões de CO² da empresa e a venda dos modelos que utilizam essa tecnologia já começaram inicialmente na América do Norte.

A peça de resina reforçada CNF que será produzida em série pela Yamaha, é a capa utilizada junto ao cabeçote de alguns motores, e foi desenvolvida em colaboração com a Nippon Paper Industries Co., Ltd., sediada em Tóquio, no Japão.



Sede da Yamaha em Tóquio 

A Yamaha Motor Co. também está analisando a maior utilização de diversas fibras de celulose, não só em produtos náuticos, mas também em motocicletas e em uma vasta gama de outros produtos da marca no futuro.

A resina reforçada com CNF é um novo material de alta resistência fabricado amassando e dispersando o CNF, um material de biomassa feito de recursos de madeira, em resinas como o polipropileno. Além de ser mais de 25% mais leve que os materiais resinosos existentes, também possui excelente reciclabilidade de material, levando à redução da quantidade de plásticos utilizados e das emissões de gases de efeito estufa, principalmente CO², o que confere ao material o status de sustentabilidade que as peças que serão paulatinamente substituídas hoje não possuem.

‘’Em linha com o novo Plano de Gestão de Médio Prazo (2022–2024) anunciado em fevereiro de 2022, a Yamaha Motor está a reforçar os seus esforços em prol da sustentabilidade, procurando contribuir para a criação de um mundo mais sustentável’’, diz o comunicado ao mercado.

No futuro, para acelerar as iniciativas de compensação de carbono necessárias para atingir os seus objetivos, a empresa continuará a promover a investigação e o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a sustentabilidade.

A empresa começou a vender os produtos na América do Norte em 25 de agosto. Agora que está sendo usado comercialmente em peças de equipamento de transporte pela primeira vez, está atraindo a atenção, com o apelo de reduzir a pegada de carbono das empresas usuárias.

Aplicações

Em um prospecto a Yamaha demonstra como e onde está utilizando esse novo material.




Nova capa protetora de motor fabricada em resina reforçada (CNF)

Características da tampa do motor em resina CNF

– Antecipando o uso no ambiente hostil da água do mar e do calor, obtém resistência e outras propriedades do material iguais ou superiores às dos materiais já existentes.

– É 25% mais leve que os materiais existentes. Além disso, o novo design reduz ainda mais o desperdício, reduzindo a quantidade de resina utilizada, contribuindo, portanto, para a redução geral do peso.

A capa protetora instalada nos novos motores modelo 2024 de jets (motos aquáticas) e barcos esportivos WaveRunner, da Yamaha, que já começaram a serem vendidos nos Estados Unidos

Novo Motor HO

– O material é altamente reciclável e pode ser usado repetidamente para reduzir a quantidade de plástico utilizado, permitindo a reduções nas emissões de gases de efeito estufa.
– O design da atual tampa do motor foi renovado, expressando não apenas força, mas também inovação e considerações ambientais. Reminiscente de uma barra de torre de suporte, este conceito de barra transversal tem um layout que mostra o motor de uma forma mais dinâmica e atraente.- Novo motor aspirado de alto rendimento (motor HO) foi totalmente redesenhado pela primeira vez em 15 anos, e teve sua cilindrada aumentada para 1,9L, atingindo o rendimento mais alto para um motor aspirado destinado a propulsão a jato de água.Inicialmente, o novo motor HO será empregado nos seguintes produtos:

• Linha WaveRunner modelo 2024

A linha inclui 20 modelos em cinco séries: Luxury, Performance, Recreation, Rec Lite e Freestyle- O novo motor HO é empregado em cinco modelos em três séries: Luxo, Desempenho e Recreação

• Linha de barcos esportivos modelo 2024

– A linha inclui 30 modelos em seis séries: 19 pés, 22 pés, 25 pés, 27 pés, Wake e console central.- O novo motor HO é empregado em 17 modelos em cinco séries: 19 pés, 22 pés, 25 pés, Wake e console central.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.





















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