Brasil Publicada em 29/11/23 às 12:13h - 122 visualizações
CELEBRANDO O DIA NACIONAL DA ONÇA-PINTADA (29/11), \'DIÁRIO DE UMA ONÇA\', NARRADO POR ALANIS GUILLEN (JUMA, DE PANTANAL), ESTREIA NOS CINEMAS NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 30/11! O documentário que narra a jornada verídica de 3 onças-pintadas no Pantanal chega aos cinemas em 30 de novembro e estreia na plataforma GLOBOPLAY no dia 06 de dezembro.
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Alanis Guillen dá voz a onça Leventina em ‘Diário de Uma Onça’ (Foto: divulgação) (Foto: )
Em comemoração
ao dia Nacional da Onça Pintada (29/11), DIÁRIO DE UMA ONÇA chega
ao cine LT3, em São Paulo, nesta quinta-feira, dia 30/11. Produzido por WCP
em coprodução com Ventre Studio e Globoplay, a obra narra a jornada verídica
de três onças-pintadas através de uma perspectiva inédita: o relato em
primeira pessoa. A atriz Alanis Guillen, intérprete de 'Juma' no remake da
novela ‘Pantanal’, dá voz a Leventina, uma jovem onça-pintada que precisa se
proteger de predadores e da ameaça humana. Fora esse advento da
linguagem voice over, tudo no filme é real. O documentário
estreia no Brasil pela Boulevard Filmes no dia 30 de novembro e chega à
plataforma de streaming da Globo em 06 de dezembro.
O
Onçafari conseguiu, pela primeira vez na história, reintroduzir com sucesso o
grande felino na natureza, e é através do trabalho dos biólogos dessa
organização que o filme relata uma relação possível e harmoniosa entre onça e
homem. Neta de Fera, a primeira onça resgatada e reintroduzida com sucesso em
habitat natural no mundo, e filha de Ferinha, onça que é um marco na
continuidade de sua espécie, Leventina vive em um território ameaçado pela
mão do homem diante do progresso e alterações climáticas.
“Eu nunca
tinha narrado nada, então fiquei muito empolgada e me perguntando como seria
isso, qual voz eu daria para essa onça, se seria a voz da Alanis, de uma nova
onça ou a da Juma. Então fomos encontrando a voz que pudesse contemplar a
Leventina em cada momento da narrativa; os seus momentos de fúria,
dificuldade, alegria, etc. Foram dias muito divertidos, e sempre vai ser
emocionante pra mim trazer a história de uma onça e estar nesse cenário do
Pantanal. Foi um desafio incrível”, conta Alanis Guillen sobre o processo de
narração e interpretação de Leventina, uma onça real que é a protagonista do
filme. “Esse projeto traz o educativo e a informação por uma perspectiva
profunda e empática, que gera a aproximação do grande público com essa
história, essas personagens e essa realidade muitas vezes dura, mas que está
acontecendo aqui na nossa frente; mas que nem sempre reparamos”, complementa
a atriz.
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Um dos
filhotes da onça Ferinha em ‘Diário de Uma Onça’ (Foto: Edu Fragoso)
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O longa,
que contou com mais de 200 horas de material bruto filmado ao longo de três
anos, é dirigido por Joe Stevens, reconhecido por seus trabalhos de nature
documentaries como ‘Earth at Night’ (AppleTV+); Mario Haberfeld,
ex-piloto de fórmula 1 e fundador da ONG Onçafari; e Fábio Nascimento,
cineasta e fotógrafo documental.
Para o
diretor Joe Stevens, “ser capaz de acompanhar de perto a vida de Leventina e
sua família de onças na natureza nos deu uma oportunidade incrível e muito
rara de contar sua jornada única e brilhante. Nunca vi uma história como
essa. Através de centenas de horas de filmagens coletadas ao longo dos anos,
surgiu um verdadeiro retrato de como é realmente a vida de uma jovem
onça-pintada crescendo no Brasil – e o poder da história reside no fato de
que podemos nos identificar com muitas das lutas e desafios que a Leventina
enfrenta. Queríamos contar a história dela de uma forma que realmente tocasse
o público brasileiro, celebrando o quão incríveis são esses animais e a vida
selvagem do Brasil. Houve momentos em que realmente não sabíamos se Leventina
sobreviveria… mas ela nos mostrou repetidamente como o espírito das onças
pode ser resiliente”.
‘Diário
de Uma Onça’ teve grande parte das filmagens realizadas na reserva ecológica
Caiman, no Pantanal Sul-mato-grossense, com grande apoio do Onçafari,
que forneceu pesquisas e deu estrutura à equipe. Além disso, o filme contou
também com o patrocínio responsável das empresas ISA CTEEP e FAIRFAX Seguros.
“Dirigir
este filme junto com Joe e Mario me abriu portas para ver a complexidade e
sofisticação das onças, entender como cada uma delas ali representa uma
vitória para o trabalho daqueles que lutam pela sua sobrevivência. Pessoas
como o biólogo Edu Fragoso (personagem coadjuvante no filme), colocam suas
vidas à disposição desta batalha, entendendo que lutar por essa espécie é
também lutar por tantas outras, é proteger biomas e, no fim, lutar por nós
mesmos”, reflete Fábio que passou meses no Pantanal filmando os felinos.
“Somos um
estúdio independente que busca levar histórias brasileiras relevantes para um
público local e internacional, e entendemos que o meio ambiente brasileiro é
protagonista no debate global. A voz de Leventina nos proporciona algo raro;
um olhar original e emocionante sobre uma realidade difícil que precisa ser
adereçada”, diz Giuliano Cedroni, um dos roteiristas do filme e um dos sócios
do Ventre Studio.
A
Associação Onçafari foi criada em 2011 para promover a conservação do meio
ambiente e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que
está inserida por meio do ecoturismo, da educação ambiental, da atuação junto
às comunidades locais e de estudos científicos. O Onçafari trabalha pela
conservação da biodiversidade nos biomas Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado e
Pantanal, com ênfase em onças-pintadas, onças-pardas e lobos-guarás.
“Devido
ao grande número de material, o nosso desafio era desvendar onde estava a
história. Esse filme em particular tem duas linguagens que caminham em
paralelo: uma linguagem documental mais clássica e uma, digamos, ‘ficcional’.
Dentro disso, nós fomos visionando e entendendo a curva dramática das nossas
personagens e, a partir disso, a Bea materializou a narração da Leventina e
ao mesmo tempo fomos construindo a história do Edu ao longo da
narrativa...Esse é o grande ‘barato’ desse filme, essas duas linguagens
construindo uma coisa única muito original”, conta o montador Pedro
Bronz.
“Para
escrever sobre Leventina precisei me atentar aos detalhes da sua trajetória.
Porém, dar voz a ela foi um outro desafio e de maior
complexidade, pois não queria correr o risco de humanizá-la demais e romper
com o seu lado fera. Não foram nas palavras que encontrei sua voz. Foram os
sentidos, o gesto, o olhar, sua atenção e, acima de tudo, seu silêncio.
Leventina me ensinou sobre as leis da vida diante de uma natureza implacável
e, mais do que isso, me ensinou a desbravar e a resistir com coragem frente
aos desafios diários de uma existência”, relata Bea Monteiro, roteirista do
filme.
Para além
da narração em primeira pessoa, que exigiu um trabalho árduo e conjunto entre
roteiro, montagem e direção, o documentário conta também com uma trilha
sonora completamente autoral que se junta aos outros elementos do filme para
emocionar o telespectador.
“Eu gosto
muito do desafio de fazer música para documentários, pois requer a
necessidade de um retrato fiel da realidade, ao passo que necessita de um
equilíbrio das curvas narrativas e emocionais próprias do cinema. Esse
projeto específico traz algumas questões únicas, como a brasilidade, que eu
explorei através da viola caipira, interagindo com aspectos tecnológicos,
através de uma sonoridade eletrônica. Então foi desse encontro entre a música
de raiz brasileira, a música orquestral mais convencional e alguns elementos
da música pop que nasceu a trilha dessa verdadeira ‘epopeia da natureza’, que
foi executada brilhantemente com meu parceiro Vitor Zafer, e junto com toda a
equipe da Ultrassom, em especial meu produtor assistente Rodrigo Custódio,
que ainda compôs e interpretou a belíssima canção original que segue as
cartelas de créditos finais”, conta o premiado Ruben Feffer, que assina a
trilha sonora do documentário.
Essa
coprodução WCP, Ventre Studio e Globoplay estreia nos cinemas dia 30 de
novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Onça Pintada (29 de novembro), e
logo na semana seguinte a obra chega à plataforma de streaming Globoplay
(06/12).
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Sinopse
Numa
linguagem inédita e empolgante, ‘Diário de uma Onça’ inova ao contar a
jornada verídica de três gerações de onças pintadas que sobreviveram no
Pantanal graças ao trabalho de um grupo de biólogos da ONG Onçafari. Pelo
ponto de vista da jovem onça Leventina, conhecemos a trajetória de Fera, sua
avó e a primeira onça a ser reintroduzida com sucesso no mundo, e Ferinha,
sua resiliente mãe.
Fera foi
resgatada quando era apenas um filhote, após sua mãe ser morta em um acidente
causado pelo homem. Passou pelo processo de reintrodução à natureza nos
recintos do Onçafari e, quando estava pronta, foi solta. Fera conseguiu
aprender a caçar e sobreviver, tornando o experimento de reintrodução à
natureza um sucesso. Não demorou para que tivesse Ferinha, que mais tarde deu
cria à Leventina – quem nos guia por essa aventura na voz da atriz Alanis
Guillen. Ainda filhote, Leventina perde seu irmão e é abandonada por Ferinha
ainda muito pequena. Agora, sozinha na imensidão do Pantanal, ela terá que
fazer o mesmo que suas ancestrais e lutar por sua própria vida a cada dia.
Ficha Técnica
Direção: Joe Stevens, Fábio Nascimento
e Mario Haberfeld
Com a voz
de: Alanis
Guillen
Produzido
por: Mario
Haberfeld, Paula Cosenza e Joe Stevens
Produção
Executiva: Celso
Loducca, Giuliano Cedroni, João Queiroz, Justine Otondo, Marcus Buaiz e
Maurício Ramos
Produtores
Executivos: Marina
Pessoa e Priscila Santos
Roteiro: Bea Monteiro e Giuliano
Cedroni
Montagem: Pedro Bronz
Trilha
Sonora: Binho
Feffer
Direção
de Produção: Carolina
Ribas
Edição: Melissa Cunha
Argumento
original: Bea
Monteiro, Giuliano Cedroni, Monika Buhrke
Assistência
de Roteiro: Amanda
Moraes, Ana Herman, Luiz Filipe Noé e Luiza Aron
Locução
Guia: Bruna
Pazinato
Com a
participação de: Adalto
de Souza Ferreira, Ailton Alves de Lara, Antonio Wendel Leite Ribeiro,
Beatriz Araujo Couto, Beatriz Lopes Monteiro, Edu Fragoso, Emilio Santiago
Correa da Silva, Fabio Souza da Silva, Joares Adenilson May jr, Laura Castro
A. Gonçalves, Leonardo Rodrigues Sartorello, Lilian Elaine Rampim, Lucas
Nascimento Morgado, Marcio Marques, Marcos Fernandes Arantes de Ávilam Mario
Nelson Cleto Rodrigues, Marlon Marques Moreno, Mauricio Copetti, Pedro
Henrique Reali Pozzi, Pedro Lima Luiz, Rodrigo Falcão Ventura, Rogerio Cunha
de Paula.
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Sobre os
diretores
Joe
Stevens é
um premiado diretor com vasta experiência em campo, storytelling e edição,
com mais de 15 anos de treinamento na Unidade de História Natural da gigante
inglesa BBC. Produz conteúdo para projetos da BBC, Apple TV+, Nat Geo e
Discovery, em uma ampla gama de estilos, desde séries 'blue-chip' como BLUE
PLANET II, NATURAL WORLD, WILD BRAZIL, NATURE'S GREAT EVENTS e GALAPAGOS, até
conteúdos self-shot na BBC como THE ONE SHOW, NATURE'S MICROWORLDS e WILD
Strand. Autor publicado e colaborador da BBC Natural History Radio, Joe
trabalha como consultor de cinema e mídia e é professor associado da
Universidade de Falmouth. Um de seus trabalhos mais recente é o EARTH AT
NIGHT, da Apple TV+, série narrada por Tom Hiddleston e que mostra a vida de
animais noturnos iluminados pelo luar, o que revela novos conhecimentos e
comportamentos nunca antes vistos.
Mario
Haberfeld nasceu
em São Paulo, Brasil, e desde pequeno sempre teve duas paixões: carros de
corrida e vida selvagem. Após uma longa carreira de quase 20 anos no
automobilismo, com passagens pela Fórmula 1 e Fórmula Indy, resolveu se
dedicar integralmente à conservação da vida selvagem. Ele visitou várias
partes do mundo a fim de conhecer diversos projetos de conservação de
animais, como gorilas, tigres, ursos polares, pandas, leopardos, leões, etc.
Em seguida, Mario decidiu fundar o Onçafari com o objetivo de conservar a
biodiversidade brasileira, auxiliando no desenvolvimento das comunidades
locais por meio do ecoturismo e da ciência.
Fábio
Nascimento é
um cineasta e fotógrafo documental que trabalhou para a BBC, National
Geographic, Greenpeace, Médicos sem Fronteiras, The New York Times, e uma
variedade de outras instituições, produzindo histórias na intersecção entre
pessoas, meio ambiente e ciência. Brasileiro, estudou jornalismo na
Universidade Federal de Juiz de Fora, posteriormente Teoria do Cinema na
Sorbonne Nouvelle, em Paris, França, até fazer seu mestrado em Cinema
Documentário em Paris VIII. Embora grande parte de seu trabalho seja em
fotografia, Fábio também é diretor de cinema documentário, diretor de
fotografia e editor, além de experiente em imagens aéreas. Nos últimos anos
dividiu a maior parte de seu tempo entre projetos de natureza, desde
florestas tropicais até os polos, documentando histórias em todos os
continentes e no mar, como o projeto The Outlaw Ocean, com o premiado
jornalista investigativo do New York Times, Ian Urbina.
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Sobre o
Ventre Studio
Ventre
Studio é um novo estúdio independente dedicado à criação de narrativas
singulares com energia para desenvolver, financiar, produzir e distribuir
conteúdo premium para diversos territórios. A célula-máter da empresa é
composta por 7 profissionais com carreiras individuais de sucesso e
expertises complementares que, juntos, criaram e produziram mais de 50
longas-metragens, 13 séries documentais e 7 séries de ficção originais,
premiados dentro e fora do Brasil. São eles Celso Loducca, Giuliano Cedroni,
Paula Cosenza, João Queiroz, Justine Otondo, Marcus Buaiz e Mauricio Ramos.
www.ventrestudio.com
Sobre o
Onçafari
A
Associação Onçafari foi criada em 2011 para promover a conservação do meio
ambiente e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que
está inserida por meio do ecoturismo, da educação ambiental, da atuação junto
às comunidades locais e de estudos científicos. Trabalha pela conservação da
biodiversidade nos biomas Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado e Pantanal, com
ênfase em onças-pintadas, onças-pardas, lobos-guarás e antas.
www.oncafari.org
Sobre a
WCP
A WCP -
Wildlife Conservation Produções Ltda. é uma produtora audiovisual que realiza
obras no segmento de documentários para cinema e televisão, além do
desenvolvimento de conteúdos exclusivos para novas mídias. Seu segmento de
atuação principal é na produção de obras audiovisuais de documentários de
natureza, vida selvagem e preservação ambiental.
Sobre o Globoplay
O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, onde os
assinantes têm acesso exclusivo a conteúdos originais e licenciados e às
produções da Globo. São novelas, séries, realities, humorísticos, filmes,
esporte, documentários, infantis e títulos internacionais de sucesso. Com o
Globoplay +Canais, além de todo catálogo do Globoplay, o assinante tem ainda
a experiência de consumo de 17 canais pagos da Globo, ao vivo e sob demanda,
para ver quando e onde quiser. Só o Globoplay possibilita, ainda, a aquisição
de combos complementares de outros grandes serviços de streaming. A
plataforma também disponibiliza o sinal ao vivo da TV Globo e de outros
canais gratuitos, além de podcasts que são sucesso na podosfera.
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