Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Brasil
Publicada em 30/11/23 às 12:51h - 194 visualizações
Barroso derruba decisão de Nunes Marques e determina que a operação de desintrusão, prossiga na Apyterewa.

Jornal O Niquel



Em uma reviravolta judicial, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu uma decisão nesta quarta-feira (29) que contraria a liminar concedida por Nunes Marques. A liminar de Marques suspendia a operação de desintrusão da Apyterewa, no sul do Pará, com o objetivo de garantir a permanência das famílias de colonos até a conclusão dos processos de indenização e reassentamento.

Barroso determinou que a União Federal prossiga com o Plano de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, enfatizando que o plano em execução foi elaborado por sua ordem e devidamente homologado nos autos. O ministro ressaltou que tal plano não está sujeito a revisões de outros ministros, invalidando a decisão de Marques.


A decisão de Marques, que havia trazido um breve alívio para as famílias locais, visava garantir a permanência dos colonos até a conclusão dos processos de indenização e reassentamento, ordenando a paralisação imediata de ações coercitivas.

Contudo, a decisão de Barroso reacende a incerteza sobre o futuro dessas comunidades, marcando um novo capítulo na complexa disputa entre posse de terras e direitos indígenas. (A Notícia Portal, Ana Luiza Oliveira)











ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 3043274 Usuários Online: 396



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados