Prevista no novo PAC, a ponte sobre o rio Araguaia tem 1,7 km de extensão e vai integrar a região sul do Pará ao norte do estado do Tocantins (Foto: )
O
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), subordinado ao
Ministério dos Transportes, adiou para o primeiro semestre de 2024 a conclusão
das obras da ponte rodoviária do rio Araguaia, na BR-153, que vai ligar São
Geraldo do Araguaia, no sul do Pará, ao município de Xambioá, no norte do
Tocantins. A Ordem de Serviço para essa obra foi assinada em 2017, ainda no
governo Temer, mas uma das empresas que disputava a licitação conseguiu liminar
no Supremo Tribunal Federal (STF) embargando as obras, que não chegaram a
começar.
A
construção, então, começou efetivamente em 2020, com o custo estimado de R$
193,1 milhões, mas que já supera os R$ 200 milhões. A ponte é considerada a
maior obra sobre rio no país e, após sua conclusão, será a maior ponte em
extensão do estado do Tocantins, com extensão de 1,7 mil metros, além da
importância estratégica para a Região Norte do Brasil.
Um dos
maiores investimentos para toda a região, a obra foi incluída no Programa de
Aceleração do Crescimento, o novo PAC, tanto para o Norte do Tocantins – que
contempla as microrregiões de Araguaína e Bico do Papagaio – quanto para o
sudeste do Pará (microrregiões de Marabá, Parauapebas, Redenção e Tucuruí).
Com a
ponte, a expectativa é de grande melhoria na logística da BR-153, principal
rota para o escoamento da produção local, caracterizada principalmente pelas
atividades de agropecuária e mineração.
A BR-153
tem grande importância econômica para o escoamento da produção da fronteira
agrícola chamada de Matopibapa que engloba os estados do Maranhão, Tocantins,
Piauí, Bahia e mais recentemente o Pará. A região, que contempla cerca de 320
mil estabelecimentos agrícolas distribuídos em 337 municípios, não inclusos os
municípios paraenses, já é responsável por 10% da safra de grãos do país.
Atualmente,
a travessia da BR-153 entre os estados do Tocantins e Pará é realizada por
balsas pelo Rio Araguaia. O alto custo da travessia, tempo de espera nas filas
das balsas e o período de estiagem de janeiro a abril têm gerado entraves
econômicos para os produtores e comerciantes, o que justifica a grande
expectativa pela conclusão das obras da ponte.
Ponte de
Xambioá, na divisa de Tocantins com o Pará. Foto: divulgação/Dnit
Segundo o
Dnit, está faltando a conclusão de um pequeno trecho de menos de 100 metros no
centro, que faz a amarração estrutural da obra. Entretanto, uma série de obras
devem ser realizadas pelas prefeituras de Xambioá e São Geraldo com o auxílio
das secretarias de Obras e Transportes do Pará e do Tocantins.
A prefeita
de Xambioá, Patrícia Angelin (União Brasil), promete realizar outras
benfeitorias em função do aumento do fluxo de veículos que a abertura da ponte
vai provocar. “Ali vão passar várias carretas de minérios. O nosso estado tem
uma logística muito bacana e essa ponte vai melhorar cada vez mais o escoamento
das produções que aqui nós temos,” disse.
Segundo
ela, as obras dos acessos já estão inclusive sendo licitadas. “Eu acredito que
no primeiro trimestre do ano que vem a gente estará entregando uma obra de
grande relevância, de grande importância, não só para o nosso estado, mas para
o nosso país,” prevê Angelin.
Já o
prefeito de São Geraldo do Araguaia, Jefferson Douglas (PTB), está otimista com
o desenvolvimento do município após encontro com o secretário regional de
governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, que hipotecou o apoio do
estado aos projetos complementares às obras da ponte que devem ser realizados no
âmbito do município. A ponte sobre o Araguaia na BR-153 deve beneficiar cerca
de 500 mil pessoas, calculou o Dnit.
A
BR-153/PA/TO é um importante eixo de ligação entre as regiões Norte e Sul do
Brasil, por permitir a integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a
hidrovia Tocantins-Araguaia.
Outra ponte
sobre o rio Araguaia, esta na BR-230/PA/TO, passou por obras completas de
revitalização
Sete travessias
revitalizadas no Pará
O Dnit
concluiu as atividades de manutenção em outra ponte sobre o rio Araguaia, a que
faz ligação entre os estados do Pará e Tocantins, e outras estruturas
localizadas ao longo da BR-230/PA. Os serviços são gerenciados pelo Programa de
Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), responsável pelos serviços
de manutenção e de reabilitação em Obras de Arte Especiais (OAEs) – pontes,
túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção, que integram a malha
rodoviária federal em todo o país.
Para
promover a revitalização completa da ponte sobre o rio Araguaia, localizada no
km 0 da BR-230/PA, conhecida também como Rodovia Transamazônica, as equipes da
autarquia realizaram diversos serviços como a recuperação estrutural, limpeza,
recomposição de drenos, substituição das juntas de dilatação e instalação de
pingadeiras de elastômero, entre outros serviços.
A
realização de manutenção adequada “envolve inspeções regulares para identificar
qualquer dano ou desgaste, reparos oportunos e a substituição de componentes
desgastados. Isso não apenas garante a segurança dos usuários, mas também
prolonga a vida útil da ponte, economizando recursos a longo prazo,” frisou o
Dnit.
Para a
manutenção completa da estrutura foram investidos R$ 2 milhões. A ponte sobre o
rio Araguaia possui 900 metros de extensão e é uma estrutura vital para a
região, pois desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e
social. Além disso, é crucial em situações de emergência, como resgates,
evacuações e transporte de suprimentos em caso de desastres naturais.
Mais pontes revitalizadas
Além da
ponte sobre o rio Araguaia, outras sete travessias localizadas na BR-230/PA,
também foram revitalizadas pelo Dnit. As OAEs, sendo duas em Palestina do Pará
(km 28,82 e km 34,4), uma em Marabá (km 136,6) e quatro em Itupiranga (km
145,38, km150,8, km 160,1 e km 174,35), passaram pelos mesmos serviços de
revitalização e agora os usuários podem trafegar com mais tranquilidade pela
rodovia.
As
atividades de recuperação estrutural fazem parte do contrato de manutenção e
revitalização de um total de 51 pontes ao longo das rodovias BR-230/PA,
BR-153/PA, BR-222/PA e BR-422/PA, todos em território paraense.
O Dnit
segue com as atividades de manutenção em andamento nas demais estruturas
contempladas no contrato. “A manutenção prioriza melhorias nas OAEs e visa a
conservação das estruturas e segurança viária aos usuários. O valor investido
das intervenções soma R$ 5 milhões, perfazendo cerca de 50% do total previsto
para o contrato de R$ 10 milhões,” informou.
Por Val-André Mutran – de Brasília