Senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) (Foto: )
O líder do
governo no Senado, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), recém filiado ao Partido
dos Trabalhadores, acusa a concessionária NOA, que administra os aeroportos de
Macapá (AP) e Belém (PA), de abandono, responsabilizando-a por ter perdido uma
audiência em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reação do
político foi considerada desproporcional: ele prometeu agir para cassar a
concessão da empresa.
Notabilizado
nos corredores do Planalto por ter um gênio explosivo, afeito a chiques e
barracos, o líder acusou a NOA de ter “abandonado o Aeroporto Internacional de
Macapá, deixando o terminal sem condições de operar todos os voos previstos.”
“O que
acontece aqui é um dos maiores desrespeitos que eu já vi em decorrência das
privatizações que ocorreram pelo país. O Aeroporto de Macapá foi dado como uma
espécie de brinde pela privatização do Aeroporto de Belém. A empresa
responsável é uma tal de NOA, que sequer mantém gente para manutenção aqui do
Aeroporto Internacional de Macapá”, acusou o senador.
“Nós
estamos representando contra essa empresa, a NOA, à Agência Nacional de Aviação
Civil. E eu vou representar junto à Advocacia Geral da União para que seja
cancelada a concessão dessa empresa, assim como avaliada a concessão do
Aeroporto de Belém”, avisou Randolfe.
Randolfe
Rodrigues também tem, como “marca” de sua atuação parlamentar, recorrer ao
Supremo Tribunal Federal (STF), através da assessoria jurídica de seu antigo
partido, a Rede Sustentabilidade, a toda derrota na tramitação de qualquer
projeto de seu interesse.
“Ele inunda
o protocolo do STF com reclamação e pedido de revisão de qualquer derrota. Tem
um temperamento explosivo e não suporta ser contrariado”, comentou um senador
que pediu reserva de seu nome.
O consórcio que deu origem à NOA arrematou com lance de R$ 125 milhões o Bloco
Norte II, que engloba os aeroportos de Belém e Macapá, no leilão realizado em
18 de agosto de 2022.
A empresa
não se manifestou sobre as ameaças de retaliação do esquentado senador.
NOTA DA EMPRESA
A Norte da
Amazônia Airports (NOA), concessionária do Aeroporto Internacional de Macapá,
informa que a responsabilidade pela gestão e operação dos serviços de apoio à
navegação aérea em área de tráfego dos aeroportos da NOA é do Poder Público
Federal, conforme item 2.2 do Contrato de Concessão. A empresa reforça que não
possui qualquer responsabilidade em relação à gestão e manutenção de
equipamentos referentes à prestação dos Serviços de Informação Aeronáutica,
Gerenciamento de Tráfego Aéreo, Meteorologia, entre outros.
A NOA
esclarece, ainda, que a impossibilidade de realização de pousos e decolagens
por instrumentos no Aeroporto de Macapá ocorreu em decorrência de um problema
no Sensor de Temperatura e Umidade Relativa do Ar, equipamento extremamente
importante para operações em condições climáticas adversas e sob gestão do
Poder Público Federal.
A
concessionária informa que o equipamento já foi reestabelecido e opera
normalmente, com pousos e decolagens por instrumentos.
* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente
do Blog do Zé Dudu em Brasília.