Com o objetivo de ajudar na
recuperação de celulares furtados ou roubados, a Empresa de Tecnologia da
Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), como suporte à Polícia
Civil do Pará (PCPA), desenvolveu o serviço “Alerta Celular”, que permite que o
cidadão realize o cadastro dos seus aparelhos inserindo o Identificador
Internacional de Dispositivo Móvel (IMEI) e outras informações, para que possam
ser recuperados mais facilmente em casos de furtos e roubos.
“A solução denominada de ‘Alerta
Celular’ é uma importante ferramenta para inibir e combater o crime organizado,
especificamente de roubos de aparelhos celulares, permitindo que os agentes de
segurança pública realizem a consulta e verificação em operações e abordagens
policiais, através da verificação do número IMEI dos celulares,
consequentemente encontrando eventuais aparelhos ‘Em Alerta’ e posteriormente,
proporcionar a devolução dos mesmos aos seus verdadeiros donos”, explica Flávio
Alves, analista de sistemas da Prodepa.
O “Alerta Celular” não realiza o
rastreio dos aparelhos, a função do sistema é identificar o dono celular após
ser recuperado em alguma operação da Polícia Civil e também serve como base de
consulta para identificar aparelhos roubados, inibindo qualquer tipo de
comercialização de celulares que estão em situação de alerta.
A PCPA orienta que, além do
cadastro no site, também deve ser registrado, em caso de incidentes, o Boletim
de Ocorrência (B.O.) para que os agentes de segurança iniciem a investigação
visando localizar os bens subtraídos das vítimas, identificar os autores dos
delitos e pessoas que cometem o crime de receptação.
Após ter o celular roubado em
Belém, Helena Silva acionou o alerta do serviço para auxiliar a Polícia Civil
nas buscas. “Primeiro fiz um B.O., fiquei aguardando alguns meses, depois que
eles localizaram, me ligaram informando. Já tinham também enviado mensagem para
a pessoa que havia comprado o celular para ela ter a oportunidade para devolver
de forma voluntária. Esse novo serviço da polícia é de grande importância para
o cidadão, acredito que muitos telefones sejam recuperados”, avalia.
Quatro passos para cadastrar
no “Alerta celular”
- O cidadão entra no sistema no site da iniciativa e
realiza o cadastro. Este cadastro contém informações pessoais como nome,
e-mail, CPF, RG, telefone alternativo, etc.;
- O cidadão receberá um e-mail para confirmar este
cadastro. Não será possível entrar no sistema sem esta confirmação;
- Logo no primeiro acesso, o cidadão poderá fazer o
registro de um novo dispositivo informando inicialmente o modelo, marca e
o número de série (opcional);
- Após registrar os dados genéricos do dispositivo, o
cidadão poderá registrar o IMEI do aparelho.
O cidadão poderá registrar vários
dispositivos e cada dispositivo poderá ter um ou mais IMEIs (em caso de Dual
chip). O “Alerta Celular” é integrado com o sistema das Delegacias de Polícia
Civil (SISP 2.0 – Sistema Integrado de Segurança Pública), na consulta de
aparelhos em alerta e histórico de aparelhos por CPF, sendo assim, possui
informações em forma de linha do tempo desde o primeiro dono do aparelho, assim
como todo o histórico de alertas e novos donos.
“É mais uma ferramenta do sistema
de segurança que tem otimizado as recuperações dos aparelhos. É importante que
a pessoa faça o cadastro, ele é bem rápido, autoexplicativo e vai subsidiar
todas as recuperações. Uma vez que cadastrado esse aparelho, vinculado ao IMEI,
nós temos como saber, porque às vezes procede-se a recuperação do aparelho, mas
não conseguimos identificar de quem é o aparelho, então, quando a pessoa faz
esse cadastro no ‘Alerta Celular’, automaticamente está dando a possibilidade
de o sistema de segurança recuperar”, pontua o delegado Daniel Castro, diretor
da Polícia Metropolitana.
(Agência Pará)