Nova sede da associação dos produtores da Vicinal Madalena foi inaugurada recentemente e marca um novo momento de desenvolvimento da comunidade pelo plano de permanência da Vale (Foto: Divulgação / Vale)
Famílias da vicinal Madalena, em Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, apontam que a comunidade passa por um momento diferente e de avanços. Recentemente, inauguraram uma nova sede para a associação de produtores e um campo de futebol society. As ações contaram com apoio da Mineração Onça Puma, unidade produtora de ferro-níquel da Vale Metais Básicos. O Plano de Permanência da mineradora traz pautas discutidas e decididas com a população.
Heliaquim Costa Neves, produtor e morador da comunidade, foi um dos beneficiados. Ele avalia positivamente a iniciativa do plano de permanência e fez benfeitorias na propriedade dele. “A gente optou por fazer a instalação de placas solares e o projeto que a Vale firmou junto com a associação veio casar com a situação. Creio que isso vai gerar economia para minha família; uma média de R$ 14 mil por ano que eu vou poder investir na minha propriedade”, diz.
“Madalena vive um novo momento. A partir de diálogo e estabelecimento de parcerias, nós elaboramos um plano de reestruturação da comunidade e, a partir dele, foram implementadas melhorias nos ambientes coletivos e nas propriedades, além de incremento nas atividades produtivas dos produtores”, comenta, com entusiasmo, a gerente de gestão de territórios da Vale Metais Básicos, Silvia Cunha.
Placas solares instaladas na propriedade de Heliaquim Costa Neves, na vicinal Madalena, devem gerar economia de cerca R$ 14 mil por ano (Foto: Divulgação / Vale)
Silvia cita que a partir das decisões conjuntas, que também tiveram aval da Prefeitura de Ourilândia, na gestão do prefeito Dr. Júlio (MDB) e vice Alessandro (PL), foram executada reformas de pastagens, perfuração de poços, construção de represas, aquisição de gado, construção e reforma de cercas e currais. A sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Vicinal Castanheira e Madalena (ASPRUCM) deixou de ser um galpão com aspecto defasado para ser uma instalação confortável e praticamente um centro comunitário avançado.
Para a diretora de operações da Mineração Onça Puma, Kilma Cunha, os resultados reforçam o compromisso da companhia em contribuir com o desenvolvimento das comunidades locais e na manutenção de uma relação de boa vizinhança. “Nós estamos muito felizes com essa parceria e a Mineração Onça Puma agradece por esses resultados e por poder contribuir com a nossa vizinhança, principalmente com essa comunidade que está ao lado da nossa operação”, ressalta.
Para Tiago Araújo, atual presidente da ASPRUCM, a inauguração, que foi realizada no início de novembro, celebra a parceria entre empresa e comunidade e também ressalta a importância das entregas realizadas junto à comunidade. “Recebemos da mineradora um espaço para lazer, que é o campo Society, e uma área para reunião, num salão climatizado”, destaca.
Tiago Araújo, atual presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Vicinal Castanheira e Madalena, celebra a parceria entre empresa e comunidade da vicinal Madalena (Foto: Divulgação / Vale)
Outro produtor beneficiado pelo plano foi Lindonjonhso Costa Neves. “Pude dar uma restaurada nas pastagens e dar uma reforma no meu curral. Graças a Deus também pude comprar umas matrizes e, assim pude melhorar mais a minha renda, pude ficar mais tranquilo e, como se diz, dar um conforto a mais a minha família”, relata.
Os próximos passos do plano de permanência da comunidade Madalena abrangem, além de nova injeção de recursos, suporte técnico especializado aos produtores, que inclui orientação em diversas áreas, como manejo agrícola, gestão de recursos hídricos e práticas de conservação do solo.
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional, com informações da Vale)