Apontada como a 35ª cidade mais violenta do país, Parauapebas poderá contar com uma delegacia da Polícia Federal para atender as demandas da cidade e região
Em breve, o sudeste do Pará poderá contar com mais uma delegacia da Polícia Federal. O deputado federal Keniston Braga (MDB-PA) enviou uma indicação (INC 1691/24) ao Poder Executivo, solicitando a implantação de uma unidade das forças policiais na cidade de Parauapebas. O parlamentar justificou que o efetivo disponível hoje nas regiões sul e sudeste do estado é insuficiente, uma vez que são 39 municípios, 1,8 milhão de habitantes e apenas duas delegacias: uma em Marabá e outra em Redenção.
Parauapebas é uma cidade jovem e em franco desenvolvimento, situada no sudeste do estado, mais especificamente na Serra dos Carajás, considerada a maior província mineral do mundo. Conhecida também como a Capital do Minério, a cidade é a quarta maior do Pará e tem um enorme potencial econômico. Porém, muitos acreditam que ela possa fracassar sem medidas de controle e prevenção contra os crescentes índices de criminalidade. A escalada sucessiva de violência fez o município figurar como o 35ª mais violento do Brasil, números acima da média nacional.
Um cenário que pode ser mudado, segundo o deputado federal, com a implantação de uma delegacia da Polícia Federal na cidade. Ele enviou um requerimento ao Poder Executivo solicitando a implantação de uma unidade em Parauapebas, medida que acredita ser urgente e fundamental, pois o município está sofrendo há tempos com total abandono no tocante à segurança pública.
Braga crê que, por ter a atividade mineradora como grande matriz econômica, Parauapebas tornou-se um grande alvo para criminosos. “Uma delagacia de polícia federal, com efetivo qualificado e devidamente equipado, vai ajudar no combate aos crimes ambientais, à mineração ilegal, o tráfico de drogas e de pessoas, entre outros tantos crimes que têm assombrado a cidade e região, e afastado os visitantes,” justificou. “Ademais, a Amazônia Legal precisa de atenção especial. É extremamente preocupante a escalada de crimes organizados que temos visto em áreas de fronteira e de exploração mineral”.
Natural de Abaetetuba, Keniston Braga foi eleito em 2022 com 126.027 votos. Em seu primeiro mandato, tem se destacado por sua forte atuação em pautas relacionadas à mineração e como liderança política no estado, em especial nas regiões sul e sudeste.