Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025

Brasil
Publicada em 20/01/25 às 06:37h - 131 visualizações
Prefeito de Marabá decreta interdição imediata da ponte do Contestado
A Ponte Itacaiunas, na região do Contestado, foi construída para suportar veículos com carga de até 50 toneladas. Porém, com o transporte clandestino de minério, bem acima desse peso, já apresenta diversas avarias

Jornal O Niquel

Ponte Itacaiunas (Imagem: Google Earth)  (Foto: )

Neste domingo (19), o prefeito de Marabá, Toni Cunha (PL), assinou decreto determinando a imediata interdição da Ponte Itacaiunas, localizada na divisa entre Marabá e Parauapebas, na região conhecida como Contestado.

No Decreto 484/2025, o gestor justifica que a decisão se dá pelo risco iminente que a ponte apresenta para a população das localidades que a utilizam. Conforme laudo técnico elaborado pelo engenheiro civil Manoel André Ferreira Fulco, “a ponte apresenta várias patologias como fissuras, rachaduras em seus elementos principais, elevada deformação da cabeceira sudeste, com descolamento de aproximadamente 14 centímetros, de ambos os lados, pilares com flambagem e deformações visuais e exposição de ferragem”.

Baseado no laudo, o decreto suspende o tráfego, em razão de “risco iminente que ameaça a segurança de pessoas, a execução de obras e serviços, a manutenção incólume de equipamentos e outros bens, públicos ou particulares”.

No artigo 2º, o documento determina que “fica autorizada a mobilização de todos os Órgãos e Entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo municipal, para atuarem nas ações de resposta e oferecimento de soluções ao cenário descrito neste Decreto, inclusive com a devida sinalização em ambas as cabeceiras, através da imediata instalação de placas com informação de interdição da ponte”.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Segurança Institucional ouviu moradores das Vilas Nova e Cega Jegue, que utilizam a ponte para escoar produtos para Parauapebas, e receberem bem a notícia da interdição – desde que as obras comecem o quanto antes e que o poder público proíba o acesso dos caminhões com minério.

Esses moradores comentam que a ponte foi construída para suportar cargas de até 50 toneladas, porém com a extração clandestina do minério os problemas começaram a surgir.























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