Brasil Publicada em 03/04/25 às 17:23h - 182 visualizações
Prefeito Dr. Júlio Dairel lidera apoio a Fórum Estadual contra IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS Evento promovido pelo MPPA reúne especialistas, autoridades e sociedade civil para discutir alternativas e impactos dos agrotóxicos
Mauri Vandir, do Jornal O Níquel
Link da Notícia:
(Foto: Mauri Vandir)
Na manhã da última quarta-feira (2), o auditório da Escola Municipal José Cândido, em Ourilândia do Norte (PA), foi palco de uma importante Reunião Extraordinária do Fórum Estadual de Combate aos Impactos do Uso de Agrotóxicos. O evento, promovido pelo Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão (CAO CPC), sob a coordenação da Promotora de Justiça Ângela Balieiro, teve total apoio do prefeito Dr. Júlio Dairel, reforçando o compromisso municipal com a proteção ambiental e a saúde pública.
O encontro reuniu representantes de diversas instituições que compõem o Fórum Estadual, além de membros da sociedade civil, agentes de saúde e produtores agrícolas. As discussões focaram no uso indiscriminado de agrotóxicos, seus impactos na saúde humana e ambiental, além da apresentação de alternativas sustentáveis. Um dos destaques foi a escuta social dos agricultores, etapa essencial para a elaboração de estratégias eficazes de combate aos efeitos nocivos dessas substâncias.
Palestras de Especialistas Marcam o Debate
A coordenadora do CAO CPC, Ângela Balieiro, deu as boas-vindas aos participantes e abriu os debates. Entre os palestrantes, o Promotor de Justiça de Ourilândia do Norte, Gustavo Brito Galdino, abordou o tema "O Uso de Agrotóxicos e a Proteção dos Direitos Fundamentais", enquanto o Promotor de Justiça de Belém, Nadilson Portilho Gomes, tratou da "Atuação do Ministério Público sobre o Uso de Agrotóxicos na Sociedade".
Outros especialistas trouxeram contribuições essenciais, como Luana Fernandes Benetti, técnica da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), que discutiu a "Importância das Notificações de Intoxicação Exógena por Agrotóxicos". Wagner Xavier, chefe do SIFISV-PA do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), explicou a "Pulverização Aérea por Drone: Mudança na Legislação e Fiscalização do MAPA". Já Luiz Carlos Guamá, fiscal agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (ADEPARÁ), detalhou a "Nova Legislação Federal de Agrotóxicos e seus Impactos na Fiscalização Estadual".
Alternativas Sustentáveis e Políticas Públicas
Além da preocupação com a exposição a agrotóxicos, o evento enfatizou a busca por soluções viáveis. Foram apresentados métodos alternativos ao uso dessas substâncias, como o emprego de fungos, bactérias e outros organismos benéficos para as plantações, reduzindo custos e impactos à saúde humana.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) também destacou a necessidade de estratégias para o aumento da agricultura familiar, diante dos dados que apontam sua diminuição. Essas discussões se alinham a uma política nacional do Ministério Público voltada para o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.
O prefeito Dr. Júlio Dairel reafirmou seu compromisso com a pauta, garantindo que a administração municipal seguirá apoiando iniciativas que promovam um futuro mais seguro e saudável para a população. O encontro consolidou-se como um espaço essencial de diálogo e construção de políticas públicas eficazes para a mitigação dos impactos dos agrotóxicos no estado do Pará.
O Exmº Prefeito Dr. Júlio Dairel faz a entrega do certificado ao MD. Promotor de Justiça de Ourilândia do Norte, Gustavo Brito Galdino.
Da esquerda para a direita: Dra. Dalva (Defensora Pública), Exmº Juiz Gabriel de FreitasMartins (Ourilândia), Promotora Dra.Ângela Balieiro, Promotor Dr.Gustavo Brito, Ex-Deputada Estadual Eloisa Helena, Exmº Prefeito Dr. Júlio Dairel e o Delegado da PC Dr. Elionai.
Ex-Deputada Estadual Eloisa Helena
Promotor de Justiça Dr. Jairo Costa, de Conceição do Araguaia
Luana Fernandes Benetti, técnica da SESPA, durante sua apresentação no evento.
Promotor de Justiça Dr. Gustavo Brito.
Promotor de Justiça Nadilson Portilho Gomes.
Por Mauri Vandir – Jornal Níquel .
Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades diárias: @jornaloniquel
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.