Mais uma vez, Ourilândia do Norte é destaque em um evento nacional de ciência e tecnologia, mostrando os esforços dos alunos e professores (Foto: Divulgação) (Foto: )
Além da "1ª Jornada de Foguetes do Cerrado" os estudantes ourilandenses já participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA); na Jornada de Foguetes, na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLIDEF). O secretário municipal José Leite parabenizou os alunos por mais uma vitória da educação de Ourilândia do Norte.
Nove estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Romildo Veloso e Silva, em Ourilândia do Norte, alcançaram resultados impressionantes na competição que é principal evento de divulgação científica do Brasil
Estudantes da escola estadual Dr. Romildo Veloso e Silva, em Ourilândia do Norte, no Sul do Pará, conquistaram medalha de ouro na 1ª Jornada de Foguetes do Cerrado. O evento é uma das novidades da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em Brasília, entre os dias 5 e 10 de novembro, no espaço da Associação Brasiliense de Aeromodelismo (Abra). Mais uma vez, os alunos ourilandenses são destaque em eventos nacionais de ciência.
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Participaram estudantes de todo o Brasil, competindo em diversas categorias. Na categoria Nível 4, destinada ao Ensino Médio, os estudantes de Ourilândia do Norte foram desafiados a construir foguetes de garrafa PET com propulsão de bicarbonato de sódio. Nove estudantes, da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da escola Dr. Romildo Veloso e Silva, formaram três equipes dentro da competição. Os resultados impressionaram:
Equipe 1: o projeto de Emanuel Chauã Oliveira, Luiz Fabiano de França e João Pedro Costa chegou a 219,30 metros
Equipe 2: o protótipo de João dos Santos, Jhenyfer Modesto e Elki Castro alcançou 233 metros
Equipe 3: o foguete de Luís Phelipy Lima, Weverton da Cruz e Flávio Araújo teve o alcance de 311 metros
A “1ª Jornada de Foguetes do Cerrado” não é a único evento de educação, ciência e tecnologia do qual os estudantes ourilandenses participaram. Houve conquistas em olimpíadas científicas, como medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA); ouro na Jornada de Foguetes, além de outros reconhecimentos em competições como a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLIDEF).
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Devido à conquista, os estudantes da escola Dr. Romildo Veloso e Silva vão visitar escolas municipais e estaduais para divulgar as olimpíadas científicas, oferecendo oficinas de construção e lançamento de foguetes. A iniciativa busca inspirar outros jovens a se engajarem em competições científicas, desenvolvendo habilidades práticas e despertando o interesse pelas ciências exatas. E assim, vão mostrar a dedicação de professores e alunos de Ourilândia do Norte ao Pará.
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Além da competição, os estudantes também participaram das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e visitaram o Planetário de Brasília.
O secretário municipal de Educação, José Leite, parabenizou os estudantes por mais essa vitória em um evento nacional de educação, ciência e tecnologia (Foto: Divulgação)
Estudantes e professores celebram conquista da medalha de ouro na 1ª Jornada de Foguetes do Cerrado
Durante todo o evento, os estudantes estiveram sob a orientação e apoio dos professores Poliana Romualdo (Química) e Orildo Santos, que foram fundamentais na preparação técnica e motivacional das equipes sob a coordenação do vice-diretor, Dhenison Carlos. O secretário municipal de Educação de Ourilândia do Norte, professor doutor José Leite, parabenizou os alunos em mais essa conquista para os estudantes ourilandenses.
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Para o estudante Emanuel Chauã Oliveira, a competição proporcionou experiências inesquecíveis. “A Jornada dos Foguetes do Cerrado foi mais uma das competições que eu e minha equipe, tivemos o prazer de participar. A sensação de conhecer pessoas novas e competir é muito gratificante e divertida. Além disso, nos traz muita experiência para utilizarmos no futuro e evoluirmos cada vez mais”, disse.
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“É incrível como essas olimpíadas nos ajudam a sermos mais criativos e inovadores, incentivando não só a nós, mas também aos outros participantes, a estudarmos e explorarmos diversas áreas nas quais não temos tanto conhecimento. Além de ser uma forma de diversão e de adquirir conhecimento, vejo nossa participação nesses eventos como uma maneira de representar aquilo que nos é importante, como a escola, a cidade, o estado”, completa Emanuel.
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Para o estudante João Pedro Costa, parte da importância de eventos como esse é a troca de experiências com colegas e alunos de outros estados. “Podemos afirmar que aprendemos muito com essa viagem. Encontramos desafios pelo caminho, mas superamos cada um deles. Foi para isso que estávamos ali, para fazer o nosso melhor. A importância disso nas nossas vidas é vital, em razão de agregarmos grandes experiências e conhecimento”, avaliou.
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Muito feliz com o resultado e reconhecimento, o estudante ainda incentivou outros colegas. “Gostaria de deixar uma mensagem para meus colegas estudantes paraenses: nunca desistam, seja qual for o desafio, você verá que tudo isso valerá a pena algum dia, e o retorno é enorme e satisfatório. Participem de todas as olimpíadas que vocês puderem”, concluiu João.
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Para a professora Poliana Romualdo, o sentimento é de muito orgulho. “Eles conseguiram desenvolver autonomia, autoconfiança e criatividade. Vi que todo o esforço e dedicação que os alunos usaram para aprender sobre foguetes foram úteis e validados. Observei que eles aprenderam várias coisas relacionadas à física, química e até mesmo à biologia. Com certeza, eles irão levar para a vida. O estudo e a dedicação abriram portas e ofereceram oportunidades inimagináveis a todos eles”, declarou.
“A participação na jornada e em eventos de ciência e tecnologia como a SNCT são de extrema importância para a escola e para a comunidade, pois incentivam o interesse dos alunos pelas ciências exatas, proporcionando experiências práticas e estimulando o espírito de inovação e pesquisa. O envolvimento em projetos científicos representa uma oportunidade transformadora, promovendo o entusiasmo pelo estudo e pela inovação. Essas oportunidades permitem que os jovens reconheçam seu potencial, inspirando-os a alcançar ainda mais”, afirmou o vice-diretor da escola, Dhenison Carlos.
( Agência Pará/ Victor Furtado Fato Regional)