Sexta-feira, 25 de Abril de 2025

EDUCAÇÃO
Publicada em 23/04/25 às 05:36h - 55 visualizações
EDUCAÇÃO INFANTIL Governo Federal inaugura creches e quadra na Ilha do Marajó
Municípios de Bagre e Portel recebem instalações concluídas pelo Pacto Nacional pela Retomada de Obras. Unidades gerarão mais de 440 novas vagas na educação infantil, com investimentos de R$ 8,9 milhões

Jornal O Niquel


O Ministério da Educação (MEC) inaugurou, nesta terça-feira, 22 de abril, duas creches e uma quadra poliesportiva coberta no Arquipélago do Marajó, no Pará. As entregas fazem parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), e somam mais de R$ 8,9 milhões em investimentos, nos municípios de Portel e Bagre. As ações gerarão mais de 440 vagas na educação infantil da região.  

“Hoje é um dia histórico. Quando assumimos o ministério, eram mais de cinco mil obras paradas só na educação. Essas creches foram iniciadas em 2010, 2011, e há um ano não havia quase nada. Parte o coração imaginar quantas crianças poderiam estar nessas creches, quantas famílias seriam beneficiadas. E nós estamos entregando hoje essas creches, reforçando a nossa certeza de que a educação é o único caminho que dá dignidade às pessoas”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana. 

A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, também reforçou o compromisso do Governo Federal em tirar as obras do papel e expandir o acesso à educação. “A determinação do presidente Lula foi de não ter mais obras paradas, e assim está sendo. Esse é um Governo que de fato acredita na educação, que coloca dinheiro nela e traz resultados”, afirmou. 

As obras foram acompanhadas de perto pelas equipes técnicas do MEC e do FNDE, ao longo de 2024, no âmbito do projeto FNDE Chegando Junto, que tem como foco levar ações integradas de assistência técnica e apoio prioritário às regiões que mais enfrentam desafios educacionais.  

Em Portel, a creche segue o padrão Proinfância Tipo B, com capacidade para atender até 224 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, em dois turnos. O investimento na unidade foi de R$ 4,9 milhões, sendo R$ 3,4 milhões destinados pelo MEC e R$ 1,5 milhão do município de Portel. A cidade também ganhou uma quadra coberta, localizada na Escola Municipal Dilma dos Santos Carvalho, que recebeu investimento de R$ 886,7 mil, dos quais R$ 744 mil são advindos de recursos do Governo Federal e R$ 142,7 mil do próprio município.   

Já o município de Bagre recebeu a primeira creche de sua história. Também no modelo Proinfância Tipo B, a unidade atenderá até 224 crianças, com investimento federal de R$ 3,1 milhões, já reajustado no âmbito do pacto de retomada. Desse total, R$ 2,3 milhões são provenientes do MEC e R$ 783,3 mil são de contrapartida do município de Bagre.   

Ambas as creches contam com fraldário, pátio coberto, playground, castelo d’água e acessibilidade universal. As duas unidades levam o nome de Dom José Luís Azcona Hermoso, bispo emérito do Marajó, falecido em 2024 e reconhecido por sua atuação em defesa das populações tradicionais.   

As inaugurações refletem o alinhamento estratégico entre o MEC, o FNDE e os entes federativos na missão de ampliar o acesso à educação de qualidade, com foco no fortalecimento da educação infantil.  

Novo PAC – Pelo Novo PAC, o MEC está investindo R$ 1 bilhão em todas as etapas da educação do Pará. Para a educação básica, foram destinados R$ 681,6 milhões, que resultarão na construção de 56 creches e 37 escolas de tempo integral e na aquisição de 84 ônibus escolares. 

Para a educação profissional e tecnológica, são R$ 179,7 milhões, que estão sendo revertidos para a consolidação e expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com obras nos campi existentes e novas unidades do Instituto Federal do Pará (IFPA) em Alenquer, Barcarena, Redenção, Tailândia e Viseu. 

Na educação superior, estão sendo investidos R$ 223,9 milhões para a consolidação e a expansão das universidades federais. Estão em curso obras nos campi existentes da Universidade Federal do Pará (UFPA); da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Um novo campus da Ufopa também será inaugurado em Rurópolis. Além disso, o orçamento inclui a consolidação do complexo hospitalar universitário da UFPA.  

Escolas Conectadas – Esforço do Governo Federal que busca coordenar a implementação de políticas públicas de conectividade, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) visa garantir a universalização do acesso à internet de qualidade nas escolas. Atualmente, apenas 10% das escolas no Marajó estão conectadas dentro dos parâmetros adequados, restando o desafio de conectar 1.208 escolas (90%). Esse cenário é agravado por barreiras estruturais — 65% das escolas não possuem energia elétrica adequada (enquanto o Brasil registra 2% nesse cenário). Entretanto, diversas políticas públicas estão em andamento, priorizando as regiões Norte e Nordeste do país, para reverter esse quadro. 

A Política de Inovação Educação Conectada (Piec) já fez repasses a 578 escolas (43%), totalizando R$ 1,63 milhão de investimento. Os recursos provindos da Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace/GAPE/Leilão 5G) são destinados ao atendimento de 1.210 escolas (90% de 1.343 escolas) até 2026. Já em 2025, serão 1.138 escolas com melhorias em energia, conectividade e Wi-Fi. A Lei nº 14.172/2021, que orienta a garantia de acesso à internet para fins pedagógicos, prevê a compra de dispositivos em 463 escolas (34%), enquanto o benefício fiscal do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) contempla sete escolas com rede externa e interna.  













FNDE Chegando Junto – O FNDE Chegando Junto é uma iniciativa estratégica do Governo Federal que busca levar, de forma integrada e intensiva, todos os programas e ações do MEC e do FNDE a regiões com maiores desafios educacionais. Em seu primeiro ano, o projeto teve como foco o estado do Amapá e o Arquipélago do Marajó, locais historicamente marcados por dificuldades de acesso, baixos índices de adesão a programas educacionais e desempenhos insatisfatórios em indicadores como o Ideb.  

No Marajó, das 133 obras inacabadas ou paralisadas que manifestaram interesse na retomada, 91 já foram reativadas — um avanço de 68,4%, acima da média nacional, que hoje está em 53,45%. Em 2025, o FNDE Chegando Junto continua sua atuação nas regiões prioritárias e já iniciou atendimentos nos estados do Maranhão e de Roraima, ampliando o alcance das ações de apoio técnico e retomada de obras educacionais.  

Pacto pela Retomada de Obras – Lançado pelo Governo Federal, por meio do MEC e do FNDE, o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica prevê investimento de R$ 4,1 bilhões para a conclusão de 3.784 obras paralisadas ou inacabadas em todo o país. Os recursos são destinados a creches, pré-escolas, escolas de ensino fundamental e ensino profissionalizante, além de reformas, ampliações e quadras esportivas.  

Com previsão de conclusão em até 24 meses após a retomada, e possibilidade de uma única prorrogação pelo mesmo período, a iniciativa deverá resultar na criação de mais de 1 milhão de novas vagas na rede pública de ensino.  




Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE e da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Categoria
Educação e Pesquisa
Tags: Ministério da Educação MEC Pacto pela Retomada de Obras Educação Infantil Obras Pará




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