O piloto Honda Fred Kyrillos, de freestyle motocross, executou o
primeiro backflip com uma moto de fabricação nacional. Com a CRF 250F, o
brasileiro realizou a famosa “cambalhota para trás”, manobra radical de
altíssimo nível, resultado de um projeto inédito e histórico, que envolveu
muito trabalho e dedicação.
Aos 35 anos, Fred Kyrillos é pentacampeão brasileiro de freestyle motocross
(FMX), tricampeão do Duelo de Motos, já participou diversas vezes do
Mundial da modalidade, além de outros eventos internacionais. “Estou muito
feliz em ser o primeiro piloto a fazer um backflip em uma moto nacional.
Quem me conhece, sabe que meu maior objetivo é colocar a bandeira verde e
amarela em evidência lá fora, fomentar o esporte e mostrar que é possível
fazer um conteúdo de qualidade aqui no Brasil”, destaca o paulista
Kyrillos.
A manobra foi documentada em um vídeo divulgado no Instagram
@fredkyrillos e também no @hondaracingbr. “Para este salto fizemos uma
superprodução cinematográfica. Foram dois dias de gravação, com cenas de
trilhas e algumas com um pouco de encenação para criar a história. Montamos
a rampa em uma pista em um lugar maravilhoso, a equipe foi excelente e o
salto perfeito. Confesso que fiquei um pouco ansioso, mas o resultado final
ficou demais”, conta o piloto.
Para chegar até aí foram semanas de planejamento e preparação, principalmente
da CRF 250F, que passou por adaptações na suspensão e ajustes no motor,
injeção e eletrônica. “Não é uma moto de motocross, mas eu sabia que com o
trabalho dos especialistas, para deixá-la ideal para me lançar de maneira
correta na rampa e para o impacto do pouso, e com a minha técnica, a chance
de dar certo era grande”, explica Kyrillos.


A CRF 250F é o modelo de entrada para o off-road. É utilizado também
em alta performance pela equipe Honda Racing nas modalidades enduro, com os
pilotos Bárbara Neves e Dário Júlio, e no rali, com Thiago Veloso e Tiago
Wernersbach. “É uma motocicleta bastante versátil e acessível. Óbvio que
não é para qualquer um fazer backflip com essa moto, porque a manobra exige
muita experiência e uma estrutura própria para isso. Eu, por exemplo, já
executo esse salto há mais de dez anos”, complementa Kyrillos.
Além da moto, a preparação de Fred Kyrillos nesse projeto foi bem
detalhista. “Primeiro eu comecei a andar com a CRF 250F para senti-la. Com
ela pronta, passei a treinar motocross em diversas pistas para definir o
guidão que seria mais confortável. Fiz inúmeros saltos para analisar como o
motor responderia no ar e sentir a posição de pilotagem. Depois, o processo
seguiu para os treinos específicos de backflip, com o airbag gigante, onde
o piloto pode cair de qualquer jeito para montar a manobra. Ajustamos a
marcha e trocamos a relação da moto. Foram vários saltos acelerando a
rotação de ponta cabeça, fazendo o giro mais rápido e desacelerando no meio
do ar, justamente para testar tudo o que poderia acontecer para não ter
surpresas”, descreve Kyrillos.
O comportamento da moto
surpreendeu e não faltou potência. “É claro que ela estava preparada. A
dirigibilidade da CRF 250F tanto na rampa quanto no ar foi tão boa quanto a
minha CRF 450R de competição. Fiquei confortável desde o início, o que me
deixou mais confiante para fazer o salto e escrever esse momento na
história do nosso esporte”, finaliza.
Mundo Press - Assessoria de Imprensa da Honda Racing Brasil
Jornalista responsável: Ângela Monteiro
Telefone: (11) 99628-2222
E-mail: angela@mundopress.com.br
Sala de imprensa virtual: Acesse
|