Este foi o primeiro evento totalmente voltado para mulheres participarem da pesca de tucunarés na região da cachoeira do Xadá (Foto: Divulgação / Pescaria das Patroas)
O 1º Encontro de Pesca Feminina de Tucunaré ocorreu neste último domingo (3), em São Félix do Xingu, no Sul do Pará. O evento tinha como objetivo fomentar o turismo ecológico, valorização das belezas naturais do município, fortalecer a economia e aumentar a participação feminina na pesca esportiva. Com dezenas de equipes, reunindo centenas de pescadoras — até de outros estados —, o encontro foi considerado um enorme sucesso.
Este não foi o primeiro evento de pesca esportiva voltado para o público feminino em São Félix do Xingu. A turismóloga Lirria Barros, uma das apoiadoras, observa que já houve outros três torneios femininos, mas para pesca de outras espécies. Especificamente do tucunaré, até então era inédito. As organizadoras são as empresárias Ivagna Macedo e Ilmagna Macedo, do grupo Pescaria das Patroas.
“Além da pescaria, o evento contou com premiações, brindes e o apoio de diversos patrocinadores que tornaram essa experiência possível. Gostaríamos de expressar nosso profundo agradecimento à vereadora Adriana Torres. O envolvimento dela foi fundamental para o sucesso do encontro e demonstra o incentivo ao esporte e ao lazer feminino na nossa região. E ao nosso vereador Gonçalo”, diz nota oficial do grupo Pescaria das Patroas.
Além dos patrocinadores que apoiaram o desenvolvimento do esporte feminino e do ecoturismo de São Félix do Xingu, as organizadoras reforçaram o agradecimento às participantes que fizeram o evento ser um sucesso e a todos os voluntários que ajudaram na organização.
“Esperamos que todos tenham se divertido e que essa experiência fortaleça a paixão pela pesca e a amizade entre as participantes. Contamos com a presença de vocês em nossos próximos encontros”, conclui a nota da Pescaria das Patroas. O encontro partiu da praia do Pedral, patrimônio natural e cultural de São Félix do Xingu — por proposta de Adriana Torres e deputado Torrinho — até a estonteante cachoeira do Xadá.
Veja as fotos do 1º Encontro de Pesca Feminina de Tucunaré:
(Victor Furtado, da Redação do Fato Regional)