Solução garante melhor desempenho e menores emissões (Foto: )
Um
inovador aditivo para betume foi projetado para tornar as estradas mais
duráveis. A BASF desenvolveu o aditivo em conjunto com o Instituto de
Engenharia Rodoviária de Aachen, Alemanha, durante alguns anos. Disponível sob
a marca B2Last®, o produto tem o objetivo refletido em seu nome,
traduzido do inglês: "betume para durar". O número de veículos
pesados nas estradas aumenta a cada ano e as alterações climáticas provocam
condições meteorológicas extremas. As estradas são sujeitas a cargas ainda mais
elevadas, geralmente exigindo substituição após dez, doze anos. "Com o
aditivo, esperamos uma ampliação de até 50% no tempo médio de vida da
estrada", afirma Dag Wiebelhaus, head de inovação de produtos na Divisão
Operacional de Monômeros da BASF.
O
novo aditivo funciona de forma diferente dos modificadores de asfalto
convencionais. Ele liga componentes no betume para formar uma grade de polímero
forte, porém elástica. Isso torna as estradas mais duradouras e,
consequentemente, pneus de caminhão não desencadeiam buracos tão rapidamente
durante os períodos de clima quente. Estudos demonstraram que o asfalto
permanece estável mesmo quando a temperatura ambiente é de 10 a 15 graus
Celsius mais alta do que o habitual - um aspecto essencial à medida que o verão
se torna cada vez mais quente. Ao mesmo tempo, a superfície da estrada ainda
tem elasticidade suficiente para evitar rachaduras em temperaturas frias.
"As estradas, que são substituídas com menos frequência, não reduzem
apenas os custos. Menos construções de estradas também significam menos
engarrafamentos", ressalta Otto Kumberger, head de estratégia na Divisão
Operacional de Monômeros da BASF.
A
utilização do novo aditivo também permite a redução das emissões de betume
durante a construção de estradas, uma vez que a produção e a colocação de
misturas de asfalto podem ser realizadas a 135 a 145 graus Celsius e não a 160
ou 180 graus, como de costume. "Medições de um laboratório independente
mostram que os vapores e aerossóis de betume, aos quais os trabalhadores de
construção de estradas estão expostos, caem até 65%", diz Michael
Zeilinger, gerente de Projetos. Desta forma, o inovador aditivo ajuda a cumprir
já parcialmente o novo limite de exposição ocupacional durante a aplicação do
asfalto. Na Alemanha, este limite foi recentemente reduzido de 10,0 para 1,5
miligramas por metro cúbico.
Além
disso, o novo aditivo para asfalto permite uma redução significativa de CO2 –
não só porque permite uma reparação menos frequente das estradas e menos
energia na produção de misturas de asfalto. Quando o B2Last é utilizado, uma
grande proporção de asfalto recuperado, ou seja, asfalto reciclado, pode ser
adicionada à mistura asfáltica. Isto significa que menos material novo deve ser
produzido, o que normalmente exige níveis elevados de energia e recursos que
causam emissões de CO2. Experiências recolhidas de vários testes de
pavimentação, incluindo a construção de uma secção de testes na estrada A96,
perto de Munique, confirmaram isso. "Vimos que o B2Last interliga quimicamente
o betume antigo e o novo de uma maneira eficaz", explica o gerente de
projetos Michael Zeilinger. "Ao mesmo tempo, uma alta proporção de asfalto
recuperado ainda permite uma excelente homogeneidade e processabilidade da
mistura”, afirma.
A
pedido da BASF, o Instituto de Sistemas e Infraestruturas de Transportes da
Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe, Alemanha, realizou uma análise
de ciclo de vida com base em testes laboratoriais e modelos de cálculo para o
B2Last fornecidos pelo Instituto de Engenharia Rodoviária da Universidade de
Aachen. Esse estudo mostrou que o uso de B2Last pode reduzir até 46% das
emissões de CO2 e até 37% de recursos primários. E o produto também pode
convencer em termos de benefícios econômicos com um potencial de economia de
custos de até 24% para um ciclo de vida esperado da camada base de asfalto de
60 anos. Maior vida útil da estrada, excelente capacidade de trabalho da
mistura de asfalto, menores emissões de CO2 e melhor proteção da saúde: o novo
desenvolvimento promete inúmeros efeitos positivos. "Não é exagero dizer
que o B2Last pode tornar a construção de estradas mais sustentável",
resume o head de estratégia Otto Kumberger.
O
B2Last já está disponível na Europa e, a partir de julho, na América do Norte,
com planejamento de lançamento também em outras regiões.