Publicado em 08/04/2021 - 07:01 Por Agência Brasil - Brasília (Foto: )
O governo federal vai leiloar hoje
(8) um trecho da Ferrovia de Integração Oeste/Leste, entre Ilhéus e Caetité, na
Bahia. Chamado de Fiol 1, o trecho de 537 quilômetros de extensão entre as duas
cidades poderá transportar mais de 50 milhões de toneladas de carga em 2035,
conforme expectativas do governo.
De acordo com o Ministério da
Infraestrutura, a concessão vai destravar o projeto, algo considerado
fundamental para transformar a logística no estado. Além disso, contribuirá com
a meta de ampliar a participação ferroviária na matriz de transportes do
Brasil.
O vencedor do certame ficará
responsável pela finalização do empreendimento e operação do trecho, em uma
concessão que vai durar por 35 anos, totalizando R$ 3,3 bilhões de
investimentos. Desse total, R$ 1,6 bilhão serão utilizados para a
conclusão das obras, que estão com 80% de execução. Nas contas do governo
federal, a concessão da Fiol vai permitir a criação de 55 mil empregos diretos,
indiretos e efeito-renda ao longo da concessão.
A expectativa é a de que o T
aerorecho 1 (Ilhéus-Caetité) comece a operar em 2025, já transportando, segundo
estudos, mais de 18 milhões de toneladas de carga, entre grãos e o minério de
ferro produzido na região de Caetité. O minério de ferro compõe a maior parte
da carga a ser transportada no trecho, mas também serão transportados alimentos
processados, cimento, combustíveis, soja em grão, farelo de soja,
manufaturados, petroquímicos e outros minerais.
Outros trechos
O governo também pretende projetar a
concessão de outros dois trechos: a Fiol 2, entre Caetité (BA) e Barreiras
(BA), com obras em andamento, e a Fiol 3, de Barreiras (BA) a Figueirópolis
(TO), que aguarda licença de instalação por parte do Ibama.
Será, de acordo com o ministério, um
corredor de escoamento que terá 1.527 quilômetros de trilhos, ligando o porto
de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis (TO), ponto em que
a Fiol se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do país.
Edição: Kleber Sampaio