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O governo do estado divulgou dados que mostram o
crescimento de empresas paraenses interessadas em comercializar no mercado
internacional. Segundo os dados do governo, só durante o ‘Exporta Pará’,
ocorrido na última terça-feira (18), foram realizadas 162 inscrições envolvendo
pelo menos 92 empresas interessadas no mercado de exportação.
O ‘Exporta Pará’ tem como objetivo promover a
divulgação das atividades do Plano Nacional da Cultura Exportadora no Estado
(PNCE), com inscrições gratuitas para profissionais do ramo e empresas
paraenses que possuem desejo de ingressar nas negociações do mercado global. O
PNCE é um programa do Ministério da Economia, coordenado localmente pelo
governo do Pará via Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico,
Mineração e Energia (Sedeme).
Segundo o analista de Comércio Exterior do
Ministério da Economia, André Rodrigues, o objetivo é ampliar o número de
exportadores brasileiros. “O Ministério da Economia atua como coordenador
nacional do PNCE. Nós auxiliamos as ações, para que sejam realizadas de forma
harmônica e encadeadas para minimizar as lacunas e as dificuldades do setor”,
frisou o analista.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento da
Indústria, Comércio e Serviço (DDICS), da Sedeme, Mauro Barbalho, a meta do
plano de governo é a ampliação da produção no estado para atender ao mercado
interno e externo. “Temos um enorme potencial para exportação e, por isso,
entendemos que programas como este são importantes para o direcionamento
estratégico do processo. O estado do Pará possui uma rica cadeia produtiva com
grande aceitabilidade internacional. Sabemos que compete ao governo do estado
criar políticas públicas capazes de facilitar a dinâmica da exportação,
auxiliando o empresário paraense nesta jornada tão importante”, destacou o diretor.
Segundo ele, uma rede de apoio foi montada pela
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Governo do
Estado com instituições públicas e privadas que atuam no fomento às exportações
para promover o acompanhamento das empresas inscritas no ‘Exporta Pará’.
Luciana Centeno, coordenadora de Mercado da Sedeme,
explica que o objetivo é auxiliar as empresas no passo a passo para o mercado
exportador. Nesta edição trimestral do programa, a meta é atender pelo menos 80
empresas paraenses com potencial para o mercado externo.
“O papel do governo do estado, via Sedeme, é unir
estes elos entre as instituições parceiras e reunir uma matriz de serviços que
podem ser ofertados ao empresariado. No final, todas as empresas participantes
recebem as sugestões de serviços de exportação com a participação efetiva da
Federação das Indústrias, a Fiepa”, reforça Luciana.
O Centro Internacional de Negócios do Pará (CIN
FIEPA) possui um amplo portfólio de produtos e serviços especialmente criados
para negócios internacionais. Segundo a Coordenadora do Centro, Cassandra
Lobato, profissionais qualificados e com experiência em comércio exterior
prestam assessoria completa para as empresas cadastradas e que foram bem
avaliadas após análise dos dados informados no formulário de inscrição.
“Para levar a internacionalização do nosso mercado,
a gente precisa saber o nível de maturidade das nossas empresas para exportar.
Medir o score de exportação dessas empresas é muito importante. Assim, a gente
consegue sugerir soluções para tudo aquilo que precisa melhorar junto com os
serviços e soluções ofertados pelos parceiros do evento”, pontua o coordenadora
do CIN Fiepa.
Organizado pelo Ministério da Economia e pela
Sedeme, o evento possui como parceiros o Sebrae, Banpará, Correios,
Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro Internacional de Negócios do Pará
da Fiepa (CIN FIEPA), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec),
Parque de Ciência e Tecnologia, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará
(Faepa), Banco do Brasil e Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da
Pesca (Sedap).
Segundo o governo do estado, pelo menos seis
grandes projetos de exportação paraenses estão sendo acompanhados pelo
Ministério da Economia, Sedeme e pelo Centro Internacional de Negócios do Pará,
além dos demais parceiros, com serviços importantes para o engajamento da
cultura de exportação.
Tina DeBord – com informações
da Agência Pará