Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil - Brasília (Foto: )
A partir das 10h
de hoje (24), o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de
Renda Pessoa Física no início do prazo saberá se vai receber dinheiro do Fisco
ainda este mês. Nesse horário, a Receita Federal libera a consulta ao primeiro
dos cinco lotes de restituição de 2021.
Será o maior lote de restituição da
história, tanto em valor desembolsado quanto em número de contribuintes. Ao
todo, 3.446.038 contribuintes receberão R$ 6 bilhões. Desse
total, R$ 5.548.337.897,41 serão pagos aos contribuintes com prioridade
legal, sendo 96.686 idosos acima de 80 anos, 1.966.234 entre 60 e
79 anos, 127.783 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou
doença e 891.421 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O restante do lote será destinado a
263.914 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios
anteriores até 28 de fevereiro deste ano.
O dinheiro será pago em 31 de
maio. A consulta pode ser feita na página da Receita
Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de
Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita
no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas
Android e iOS.
A consulta ao site permite a
verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição –
como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas
na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos
lotes.
Calendário
Inicialmente prevista para terminar
em 30 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda
Pessoa Física passou para 31 de maio por causa da segunda
onda da pandemia de covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original
de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e
setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
A restituição será depositada na
conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum
motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada
desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco
do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar
o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para
a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001
(capitais), 0800-729-0001 (demais localidades)
e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes
auditivos).
Edição: Graça Adjuto