Os contribuintes de Parauapebas,
proprietários de imóveis na zona urbana do município, têm até o dia 31 de março
para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício
de 2025. O pagamento pode ser em cota única, com direito a 50% de desconto ou
parcelado em até dez vezes. Neste caso, o desconto será de 40% sobre o valor
integral do imposto.
O lançamento do IPTU foi
publicado no Diário Oficial Eletrônico de Parauapebas (E-Domp) desta
quarta-feira (22), cinco dias após a publicação do decreto municipal com as
regras do chamado IPTU Premiado. O projeto foi criado para estimular os
contribuintes a ficar em dia com o fisco diante do alto índice de inadimplência
registrado em 2024, quando a prefeitura arrecadou apenas R$ 12 milhões dos mais
de R$ 50 milhões esperados.
“Para aqueles com cadastros
incompletos ou pendentes de informações essenciais, a administração pública
informa que o lançamento [do IPTU] será realizado posteriormente, mediante
atualização dos dados junto à administração fazendária pelo responsável, garantindo
o cumprimento das normas tributárias, respeitando os princípios de justiça
fiscal e proporcionalidade,” avisa o edital assinado pelo coordenador do
Departamento de Arrecadação Municipal (DAM), Anderson Silva.
Os boletos para pagamento do
imposto estão disponíveis no site da prefeitura de Parauapebas, na aba IPTU.
Para acessá-los, o contribuinte deve utilizar seu CPF/CNPJ e senha, navegando
para a aba “Extrato Financeiro”. O pagamento poderá ser realizado em qualquer
agência da rede bancária conveniada ou em instituições financeiras
autorizadas.
Regras do sorteio de prêmios
Em edição extra do Diário
Oficial, do dia 17 de janeiro, o prefeito Aurélio Goiano publicou o Decreto nº
654/2025 com as regras do IPTU Premiado e a regulamentação do procedimento para
participação no sorteio de cinco veículos 0km, cuja previsão legal está no
artigo 44 do Código Tributário de Parauapebas (Lei Complementar Municipal nº
023/2020).
Para a realização do sorteio, a
prefeitura justifica “a necessidade de instituição de instrumentos e
estratégias que visem melhorar os resultados na arrecadação de tributos
municipais, conforme autorização prevista em lei e, com isso, beneficiar e
premiar os bons contribuintes que cumprem regularmente com suas obrigações
junto à Fazenda Pública”.
Os bons contribuintes irão
concorrer a uma caminhonete, um carro e três motocicletas. Mas a regra
principal para participação é clara: é preciso quitar o IPTU 2025 em cota única
até 31 de março deste ano, ou estar em dia com as parcelas do imposto dos exercícios
anteriores. “Inclusive os que estiverem inscritos em dívida ativa, até o dia
31/03/2025, e os decorrentes de parcelamentos mantendo-os em dia, bem como em
relação à sua situação fiscal, envolvendo eventuais questões pendentes de
contencioso administrativo e regularidade cadastral,” estabelece o decreto.
Em resumo, os contribuintes
precisam regularizar totalmente a sua situação fiscal até o final de março para
concorrer aos prêmios. Feito isso, receberão um “número da sorte” a partir do
dia 7 de abril. O sorteio será realizado com base na extração da Loteria
Federal do dia 28 de junho deste ano, “podendo ser reavaliado por motivos
técnico-operacionais ou circunstâncias imprevistas, caso fortuito ou força
maior, o que será objeto de prévia comunicação oficial nas redes sociais e no
Diário Oficial do Município”, conforme o decreto municipal.
De acordo com o artigo 17 do
documento, não terão direito a participar do sorteio os contribuintes
possuidores de imóveis contemplados com benefício fiscal, isenção ou imunidade
em relação ao pagamento do IPTU, conforme legislação específica,
Para mais informações ou para
regularização de dados cadastrais, o contribuinte deve procurar o DAM,
localizado na rua F, nº 244, Bairro União, com atendimento ao público das 8h às
14h.
(Texto: Hanny Amoras)
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