ECONOMIA Publicada em 28/03/25 às 12:09h - 338 visualizações
Primeira Rodada de Negócios da AEON em parceria com VALE Metais Básicos e FIEPA REDES Um Marco para o Comércio Local
Jornal O Niquel
Link da Notícia:
(Foto: Jornal O Niquel)
Aconteceu no dia 27 de março de 2025, no Auditório da Associação Empresarial de Ourilândia do Norte/PA, a primeira Rodada de Negócios promovida pela AEON – Associação Empresarial de Ourilândia do Norte, em conjunto com a VALE Metais Básicos e FIEPA Redes. O evento contou com a participação de diversas mineradoras e empresas terceirizadas, com o objetivo de fortalecer a economia local, promovendo a integração entre empresários locais e grandes contratantes.
O presidente da AEON, Mauri Vandir, junto ao vice-presidente Isaias Martins e toda a diretoria da associação, esteve à frente do evento, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do comércio local. O propósito foi claro: incentivar que as empresas da região forneçam produtos e serviços às grandes mineradoras e suas terceirizadas, gerando oportunidades e crescimento para Ourilândia do Norte.
Mauri Vandir, que há anos luta por essa causa, ressaltou a importância de valorizar os negócios locais. “Isso aquece a economia da nossa cidade. As mineradoras chegam e são beneficiadas pelo município, então nada mais justo que todos trabalhem para o benefício do município, gerando mais empregos e fortalecendo as empresas locais. A AEON continuará lutando para garantir que os empresários da nossa cidade tenham mais oportunidades e que eventos como esse se tornem frequentes.”
A Rodada de Negócios trouxe surpresas positivas. Muitos representantes empresariais relataram que não tinham conhecimento da capacidade dos fornecedores locais para atender suas demandas. Empresas como Vale Metais Básicos, MIP Engenharia, Reframax, Ero Brasil Mineradora Tucumã e BEMISA já possuem fornecedores locais e, durante o evento, identificaram novas oportunidades de parceria.
Empresas Convidadas
As seguintes empresas estiveram presentes para conhecer os fornecedores locais:
•Vale Metais Básicos
•MIP Engenharia
•Reframax
•Ero Brasil Mineradora Tucumã
•BEMISA
Composição da Mesa de Autoridades
O evento contou com a presença de diversas lideranças empresariais e institucionais:
•Mauri Vandir – Presidente da AEON
•Isaias Martins – Vice-Presidente da AEON
•Vanessa – Presidente do CMEC
•Arthur – Presidente do COJOVEM
•Danielle Leal – Analista de Suprimentos/Desenvolvimento de Fornecedores da Vale Metais Básicos
•Alberto Anders – Gerente de Projetos da FIEPA REDES
•Leonardo Pinheiro – Presidente da FACIAPA (representado por Jadiel Schmidt)
•Gilmario Fontenele – Presidente do Sindcomércio Regional Redenção
•Jadiel Schmidt – Diretor Regional da FACIAPA
•Dr. Luís Gustavo – Presidente da ACIAPT Tucumã/PA
•Jonatas Dutra – Presidente da ACIR Redenção
•Raphael Braga – Consultor da FIEPA REDES
Também participaram os diretores da AEON:
•Empresário Ancelmo (Gaby Variedades)
•Clarice Minelli – Diretora CMEC
•Luiz Strapazzon – Diretor AEON e empresário da Sollar Engenharia
•Edileandro – Diretor AEON e empresário Feirão dos Móveis Magazine
•Welington – Diretor AEON e empresário da Astro Uniformes
•Natallia – Tend Tudo Materiais de Construção
•Mario – Tesoureiro AEON e empresário da Loja Marliza
•Ana Caroline Rostirolla – Vice – Presidente CMEC e empresária
•Leo da Polo Rural – Diretor Agropastoril da AEON
Isaias Martins – Vice-Presidente da AEON
"Vamos continuar firmes e fortes nesse desenvolvimento, buscando união e trabalho conjunto para fortalecer nossa economia. A AEON está comprometida em ser um elo entre os empresários locais e as grandes empresas, garantindo que nossa cidade cresça de forma sustentável."
Fala de Alberto Anders, Gerente de Projetos da FIEPA REDES
Durante o evento realizado em Ourilândia do Norte, Alberto Anders, Gerente de Projetos da FIEPA REDES, destacou a importância da parceria com a AEON e expressou gratidão ao presidente Mauri pela iniciativa que impulsionou a realização do encontro. Segundo Anders, a proposta do evento vinha sendo discutida há anos, com o objetivo de promover melhorias e fortalecer o comércio local.
O gerente também agradeceu a presença de compradores e fornecedores, bem como a participação de empresas de grande relevância para a região, como a VALE, a BEMISA – que atua no município de Água Azul do Norte –, a REFRAMAX, a MIP e a ERRO BRASIL, de Tucumã. Para Anders, a presença dessas empresas é fundamental para fomentar o networking, permitindo que empresários locais conheçam novas oportunidades e mercados, além de compreenderem os processos necessários para se tornarem fornecedores de grandes corporações.
Alberto Anders ressaltou que a FIEPA tem como missão incentivar o comércio local, promovendo o mapeamento de oportunidades e disseminando a cultura de negócios industriais. O projeto FIEPA REDES, por sua vez, busca criar um ambiente propício para que empresários locais ampliem sua visão de mercado, especialmente em Ourilândia do Norte, onde a proposta de implantar uma nova cultura empresarial se consolida. A ideia é oferecer orientações e abrir caminhos para que os empreendedores da região compreendam como se conectar e negociar com grandes empresas, impulsionando o desenvolvimento econômico local.
A iniciativa representa um passo significativo para o fortalecimento da economia da região, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a integração entre pequenos fornecedores e grandes compradores do setor industrial.
Dr. Luís Gustavo – Presidente da ACIAPT Tucumã/PA
"Ourilândia e Tucumã são cidades irmãs, e precisamos sempre refletir sobre a importância dessa ligação entre nossas associações empresariais. O fortalecimento mútuo é essencial, especialmente quando se trata de mineração. Devemos nos unir para que nossas empresas tenham mais força e competitividade no mercado."
Mauri Vandir, presidente da AEON, e Dr. Luís Gustavo, presidente da ACIAPT, durante evento de fortalecimento do comércio local em Ourilândia do Norte.
Jonatas Dutra – Presidente da ACIR Redenção/PA
"Estou honrado pelo convite e muito feliz em fazer parte desse momento tão importante para a AEON. Quando os empresários se unem, a cidade cresce, e esse evento mostra oportunidades muitas vezes despercebidas. Acredito que essa parceria entre associações e empresas é um passo essencial para o crescimento da nossa região."
Fala de Jadiel Schmidt, Diretor Regional da FACIAPA
Durante o evento, Jadiel Schmidt, Diretor Regional da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Pará (FACIAPA), agradeceu a presença de todos os fornecedores e parceiros comerciais da região. Representando também o presidente da FACIAPA, Leonardo Pinheiro, que não pôde comparecer devido a um compromisso na capital Belém, Jadiel transmitiu as desculpas do presidente e destacou a importância da presença de Leonardo, conhecido por sua habilidade em construir relacionamentos.
Jadiel ressaltou que, embora Leonardo de Parauapebas, atualmente ocupa a presidência da FACIAPA, que é uma federação estadual. Ele frisou que essa representatividade é relevante para a região, pois significa que as empresas da capital, Belém, estão começando a reconhecer e valorizar o potencial local.
Segundo Jadiel, para que os relacionamentos comerciais se consolidem, é fundamental seguir três pilares: respeito, valorização e compromisso. Ele destacou que, pela primeira vez, o estado está reconhecendo a importância da região, proporcionando oportunidades de fortalecimento econômico.
Jadiel também enfatizou a postura proativa de Leonardo, que tem estabelecido conexões com o estado e buscado recursos para fortalecer as iniciativas locais. A Rodada de Negócios promovida durante o evento é um reflexo dessa articulação, aproximando empresas e entidades como a Associação e a FIEPA, promovendo uma integração essencial para o desenvolvimento da região.
Gilmario Fontenele – Presidente do Sindcomércio Regional Redenção/PA
"Este evento é essencial para fortalecer o comércio local. Pequenas empresas precisam desse incentivo e apoio das associações empresariais para crescerem e prosperarem. Nosso papel é garantir que as empresas da nossa cidade tenham oportunidades de negócio e consigam se destacar."
Danielle Leal – Analista de Suprimentos da Vale Metais Básicos
"A Vale quer estreitar a relação com os fornecedores locais e conhecer melhor seus serviços e produtos. Esse evento foi mais produtivo do que esperávamos, pois vimos fornecedores maduros, com capacidade para atender não apenas à Vale, mas a outras indústrias também. Acredito que essa aproximação trará excelentes resultados."
Lívia Fernandes, Supervisora de Suprimentos da ERRO BRASIL
Conexão com fornecedores locais
Lívia Fernandes, Supervisora de Suprimentos da ERRO BRASIL Mineral, destacou a relevância da Rodada de Negócios como uma oportunidade valiosa para conhecer fornecedores locais e estabelecer conexões. "É uma excelente oportunidade para estreitar laços com os fornecedores da região e fomentar essa ligação entre as empresas e os fornecedores locais", afirmou.
Eziele Lima, representante da ERRO BRASIL
Compromisso com o desenvolvimento local
Eziele Lima, representante da ERRO BRASIL, elogiou a iniciativa e ressaltou os resultados obtidos. "Foi maravilhoso participar desse evento. Conseguimos diversos contatos, e alguns já fornecem para a nossa empresa. Isso demonstra o compromisso e a preocupação com o desenvolvimento local. Queremos continuar essa implantação e capacitação para fornecedores locais, melhorando ainda mais nossas compras na região", explicou.
Consilda Cordeiro, Analista de Compras e Contratos da BEMISA
Valorizando a economia regional
Consilda Cordeiro, Analista de Compras e Contratos da BEMISA, ressaltou a importância de investir no comércio local. "Quando iniciei minha trajetória na BEMISA, me disseram que eu deveria comprar aqui no sul do Pará, e não em São Paulo. Temos um carinho especial em acompanhar todas as possibilidades não só em Ourilândia, mas também em Água Azul do Norte, Tucumã e Redenção. Agradeço à Associação Empresarial por promover esse momento, pois essas associações são o canal de acesso entre os fornecedores e as empresas. Sempre saímos desses encontros com bons negócios", afirmou.
Eliel, representante da REFRAMAX
Expansão de parcerias
Eliel, representante da REFRAMAX, enfatizou a satisfação em conhecer novos fornecedores e ampliar parcerias locais. "Estamos há dois anos na região, e nosso principal cliente é a VALE. Queremos estender esse vínculo para fortalecer o comércio local. Já temos fornecedores aqui e buscamos ainda mais contatos que atendam nossas expectativas em qualidade e quantidade. Nossas portas estão abertas para novas parcerias", declarou.
Erivelto, representante da MIP ENGENHARIA
Ampliação da rede de fornecedores
Por fim, Erivelto, representante da MIP ENGENHARIA, reforçou a importância do evento para a ampliação da rede de fornecedores. "Essa cadeia de contatos é essencial para conhecermos novos fornecedores e seus serviços. A Rodada de Negócios foi extremamente satisfatória para expandirmos nosso leque de opções", afirmou.
Clarice Minelli – Diretora CMEC
Sonho de desenvolvimento regional
Clarice destacou a importância do evento e relembrou um sonho de muitos anos atrás, quando grandes empresas chegaram à cidade. "Sempre pensei que, com o incentivo das mineradoras, poderíamos aquecer a economia local e unir Tucumã e Ourilândia, tornando-as turísticas. Nossa PA-279 poderia ser um elo, com pontos artesanais, paisagismo com plantas da região e comidas típicas. Assim como Canela e Gramado no Rio Grande do Sul, podemos transformar nossa região. Faço um apelo para que as mineradoras e suas terceirizadas continuem impulsionando a economia local para termos cada vez mais possibilidades e incluir o turismo como um novo setor econômico", disse.
Fala de João Batista, empresário de Ourilândia do Norte
Durante o evento, o empresário João Batista, de Ourilândia do Norte, destacou a riqueza da região e a importância de iniciativas como essa para promover a união entre empresas e fornecedores locais. Para ele, encontros como este são fundamentais para impulsionar o crescimento econômico, aproveitando o enorme potencial que a região possui.
João Batista enfatizou que eventos desse tipo devem ser realizados com mais frequência, pois fortalecem as relações comerciais e contribuem para o desenvolvimento do mercado local. Ele ressaltou o orgulho de fazer parte de uma região tão promissora e reforçou o compromisso de continuar promovendo ações que gerem oportunidades para os empresários locais.
Depoimentos de empresários locais Durante as entrevistas realizadas após a Rodada de Negócios, empresários locais compartilharam suas impressões sobre o evento.
Empresário Ancelmo
Anselmo, empresário de Ourilândia do Norte, destacou a experiência positiva que obteve. "Foi muito bom, uma experiência nova. Tenho fé em Deus que grandes negócios virão dessa oportunidade. Estou disposto a fornecer o que for necessário e empenhado em buscar ainda mais oportunidades", afirmou.
Empresária Acácia
Acácia, empresária de Tucumã, demonstrou grande satisfação e emoção por participar. "Minhas expectativas foram renovadas. Parabenizo o Mauri por essa ação tão importante para fortalecer o comércio. Foi maravilhoso estar aqui com esses empreendedores", declarou.
Fala de César Marba representando a FLAPA - ENGENHARIA E MINERACAO LTDA
"Gostaria de parabenizar a AEON pela realização deste evento, uma iniciativa extremamente importante que permite que fornecedores possam sentar e dialogar diretamente com seus potenciais compradores. Este tipo de encontro fortalece as conexões e cria oportunidades valiosas para todos os envolvidos.
Venho da FIEPA e sempre fiz questão de apoiar e participar de eventos que incentivem o crescimento do setor e a aproximação entre empresas. É com grande satisfação que estou aqui hoje, representando a FLAPA - Engenharia e Mineração Ltda, uma empresa nacional com sede em Minas Gerais.
Embora nossa sede esteja em Minas, vemos com grande otimismo a região de Carajás, Ourilândia e Tucumã, que têm se mostrado cada vez mais promissora para a expansão de nossas atividades. Esta rodada de negócios é uma excelente oportunidade para fortalecer laços com as mineradoras da região e explorar novas parcerias estratégicas.
Mais uma vez, parabéns pela organização e muito obrigado pela oportunidade de participar deste importante evento."
Fala do empresário Arruda da Segutrab
O empresário Arruda, da Segutrab, destacou a importância da iniciativa para o município: “Este evento foi um ponto positivo para nossa cidade. É algo novo que está chegando e uma ação muito importante da AEON. Tive a oportunidade de conhecer diversas empresas e isso foi extremamente valioso, pois possibilitou o contato direto com novas oportunidades de negócio”.
Fala do Cleverson, representante da empresa ISP Mais Telecom
Já Cleverson, representante da empresa ISP Mais Telecom, expressou sua satisfação com os resultados da rodada de negócios: “Primeiramente, quero agradecer a Deus e ao Mauri por essa iniciativa. Para mim, a rodada de negócios foi um sucesso. Consegui fazer muitos contatos, o que abre perspectivas para grandes parcerias ao longo do tempo. Estou muito feliz, pois foi uma experiência realmente gratificante”.
O evento foi avaliado positivamente pelos participantes, demonstrando o potencial de crescimento e desenvolvimento para os empresários locais. A AEON reforçou o compromisso de continuar promovendo iniciativas que fortaleçam o setor empresarial em Ourilândia do Norte.
O evento foi um marco para Ourilândia do Norte. A AEON, em parceria com a FIEPA REDES e a Vale Metais Básicos, conseguiu aproximar empresários locais de grandes empresas, fortalecendo laços comerciais e promovendo o desenvolvimento econômico da região. Essa primeira Rodada de Negócios abre portas para futuras oportunidades, trazendo novas perspectivas para um mercado cada vez mais integrado e sustentável.
Mauri Vandir finalizou agradecendo a todos os participantes, destacando que esse é apenas o começo de um trabalho contínuo para valorizar os empresários locais. “Agradeço a todos que participaram e acreditaram neste evento. Juntos, construiremos um futuro melhor para Ourilândia do Norte.”
Em seu discurso de encerramento, o presidente da AEON, Mauri, fez questão de agradecer a todos os presentes pelo sucesso da iniciativa. "Este evento marca um importante passo para o desenvolvimento econômico de Ourilândia do Norte. Agradeço imensamente a presença e o apoio de todos os empresários, fornecedores e parceiros que tornaram este encontro possível", destacando que esse é apenas o começo de um trabalho contínuo para valorizar os empresários locais. “Agradeço a todos que participaram e acreditaram neste evento. Juntos, construiremos um futuro melhor.
Mauri também expressou gratidão especial às empresas participantes, como VALE Metais Básicos/FIEPA Redes, Reframax, MIP Engenharia, ERO Brasil Mineradora Tucumã e Bemisa, ressaltando a importância da colaboração dessas instituições para a consolidação do evento.
O presidente aproveitou para agradecer os presidentes das associações empresariais, os representantes da federação e o Alberto, da FIEPA Redes, pelo empenho e dedicação ao longo de toda a organização. Ele também mencionou o apoio fundamental de Neto Bala, assessor da diretoria da ACIAPT, pela união de esforços que fortaleceu o evento.
O encontro foi marcado por oportunidades de negócios e pelo fortalecimento das parcerias entre os setores produtivos, reafirmando o compromisso da AEON em fomentar o crescimento econômico local.
Hélio, empresário da Smart Planejados, ao lado de Mário, tesoureiro da AEON e empresário da Loja Marliza, e Mauri, presidente da AEON, durante a Primeira Rodada de Negócios em Ourilândia do Norte.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.