Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

POLÍCIA
Publicada em 27/06/23 às 05:58h - 663 visualizações
Advogados do Pará são alvo de operação por suspeita de integrar grupo criminoso e de atuar como \'pombo-correio\' em presídios
Eles foram alvo de mandados do Gaeco em Castanhal e Marabá, em investigação que inclui também crime de lavagem de dinheiro. Documentos e bilhetes foram apreendidos.

Jornal O Niquel


Por g1 Pará






Documentos e bilhetes foram apreendidos em mandados contra advogados no Pará — Foto: Gaeco/Reprodução

Advogados suspeitos de integrarem um grupo criminoso foram alvo de mandados de busca e apreensão em Castanhal, nordeste do Pará, e em Marabá, sudeste do estado, nesta segunda-feira (26). Segundo o Ministério Público do Pará (MPPA), eles são suspeitos de condutas ilícitas, incluindo lavagem de dinheiro. Não houve prisões.

Os agentes apreenderam celulares, documentos, agendas com anotações e mais de mil bilhetes e cartas trocadas entre os presos através dos advogados usados como pombo-correio.

Segundo Gaeco, pombo-correio é quando "os advogados utilizam de suas prerrogativas para levar e trazer mensagens entre faccionados intra e extra muros, mantendo, assim, a facção em pleno funcionamento", mesmo com os integrantes presos.

Os mandados foram cumpridos em um escritório de advocacia em Marabá e em endereços residenciais de Castanhal da Operação Muralha, do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estado do Pará (Gaeco), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI).

Não foi informado quantos advogados são alvo da operação, nem identidade deles. Eles foram investigados por dois anos antes dos mandados e são suspeitos de compor "célula jurídica denominada da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC)", ainda conforme o Gaeco.

A Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA). "As investigações prosseguem em segredo de justiça para a análise das evidências apreendidas", informou o MPPA.



Advogada de Marabá sofre busca e apreensão por suspeita de “pombo correio” do PCC

Segundo o MPPA, foram apreendidos, durante a operação, celulares, documentos, agendas com anotações e mais de mil bilhetes e cartas trocadas entre presos faccionados


Na manhã desta segunda-feira (26), uma advogada de Marabá foi surpreendida com representantes do Ministério Público Estadual (MPPA), que cumpriam mandado de busca e apreensão domiciliar e pessoal. A suspeita é de que ela integraria a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e lavagem de dinheiro. 

Segundo as investigações do MP, que duram mais de dois anos, os alvos da ação Operação Muralha compõem a célula jurídica denominada “Sintonia dos Gravatas”, do PCC. Em Marabá, as ordens judiciais foram cumpridas em um escritório de advocacia situado no bairro Belo Horizonte, no Núcleo Cidade Nova. Também houve busca e apreensão em endereços residenciais de outro advogado em Castanhal, nos bairros Centro, Nova Olinda e Saudade I.

Os mandados foram deferidos pela Vara de Combate às Organizações Criminosas no Estado do Pará e realizados pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estado do Pará (GAECO), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI).

Segundo o Ministério Público, foram apreendidos, durante a operação, celulares, documentos, agendas com anotações e mais de mil bilhetes e cartas trocadas entre presos faccionados, os quais usavam advogados como “pombo correio”. Na linguagem dos faccionados os “pombos” são os advogados que utilizam de suas prerrogativas para levar e trazer mensagens entre faccionados intra e extramuros, mantendo, assim, a facção em pleno funcionamento.

Os cumprimentos das decisões judiciais que autorizaram a medida cautelar de busca e apreensão domiciliar e pessoal foram devidamente acompanhados por advogados da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA). As investigações prosseguem em segredo de justiça para a análise das evidências apreendidas.

















ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 3044188 Usuários Online: 1310



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados