Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

POLÍCIA
Publicada em 24/09/23 às 06:22h - 711 visualizações
Operação da PF fecha cinco garimpos de ouro e cobre em Ourilândia do Norte, no sul Pará
O dono de um dos garimpos investigados foi preso em flagrante. O Ministério Público do Trabalho participou da operação que resultou também em resgates e apreensão de maquinário

Jornal O Niquel

Foram fechados 5 dos 7 garimpos investigados na operação \"1200.2\" da Polícia Federal e Ministério Público do Trabalho (Foto: Polícia Federal)  (Foto: )


Cinco garimpos de ouro e cobre de Ourilândia do Norte, no sul do Pará, foram fechados na operação “1200.2”, da Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público do Trabalho. A ação foi deflagrada nesta quinta-feira (21) pela Polícia Federal em parceria com Ministério Público do Trabalho (MPT). O dono de um dos garimpos foi preso.

Foram fiscalizados 7 alvos. Também foram apreendidas 5 escavadeiras hidráulicas, mercúrio, ouro, armas, munições e documentos contendo dados sobre a contabilidade das atividades que estão sob investigação. A ação contou com a participação de 36 policiais Federais, 3 procuradores do Trabalho, 2 servidores do Ministério Público do Trabalho e 6 agentes de polícia do Ministério Público da União.

Foram apreendidos vários maquinários usados nos garimpos investigados pela Polícia Federal (Foto: Polícia Federal)

 

Na operação, como informou a PF, estão sendo investigados os crimes de extração ilegal de minérios e crimes ambientais. Durante as incursões, foram constatados ilícitos trabalhistas e pessoas foram resgatadas. Desde o início do ano de 2019, a fazenda 1200 e áreas da União no entorno têm sido exploradas ilegalmente. Um dos garimpos investigados estava e pouco mais de 1 km da terra Kayapó.]

Esta foi a segunda operação da PF no local. A primeira foi deflagrada em julho de 2021, também em conjunto com o Ministério Público do Trabalho. Na primeira ação, foi constatado que o município de Ourilândia do Norte teve o sistema de abastecimento de água comprometido em razão da poluição do rio Águas Claras.


As áreas investigadas já foram alvos de operações da Polícia Federal em 2021 e teriam comprometido o abastecimento de água de Ourilândia do Norte (Foto: Polícia Federal)

 

Como saldo da operação, foram resgatados 49 trabalhadores, sendo que 28 deles estavam num mesmo garimpo. O MPT e a PF afirmam que os trabalhadores de 3 garimpos estavam em condições degradantes. Eles receberão apoio assistencial e de saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Ourilândia do Norte.

(Da Redação do Fato Regional)











ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 3043875 Usuários Online: 997



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados