Nesta sexta-feira (19), a administração do
município mais ao sul do Pará vai dar início, por meio de um pregão eletrônico,
à contratação de uma empresa para realizar serviços de coleta de resíduos
sólidos e coleta seletiva, triagem e transporte até o aterro sanitário, que
fica a sete quilômetros da área urbana de São Félix do Xingu. A empreitada tem
custo estimado pela prefeitura local em R$ 4.553.539,20, e no pacote estão
inclusos, por parte da contratada, o fornecimento de materiais, equipamentos e
mão de obra. As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu e podem
ser checadas aqui.
Segundo a prefeitura local, os serviços deverão ser
executados em conformidade com especificações e procedimentos técnicos, em
consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a legislação
federal e com a Lei Municipal 3.911, de 12 de dezembro de
2012, que trata sobre a aprovação do Plano
Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) do município de São
Félix do Xingu. A estimativa é de que 420 toneladas de resíduos sejam
recolhidos mensalmente.
O governo diz que a coleta domiciliar deverá ser
executada em todas as vias públicas, conforme períodos e dias da semana
definidos nos setores para coletas indicados em mapas da cidade, sendo ruas
pavimentadas ou não, abertas à circulação ou que venham a ser abertas durante a
vigência do contrato. “Para a coleta das vias não pavimentadas em dias
chuvosos, em que a pista de rolamento não oferecer condições apropriados de
tráfego, a empresa contratada deverá apresentar solução adequada para que a
coleta ocorra sem prejuízo ao contribuinte”, esclarece a prefeitura.
A administração de São Félix do Xingu adverte que,
havendo aumento de resíduos a recolher, em consequência de acréscimo da
população, do número de estabelecimentos comerciais ou industriais, ou por
outra ocorrência não prevista, a prefeitura poderá determinar à contratada que
aumente o número de viagens, o número de veículos coletores ou de pessoal
necessário para a execução do serviço.
A Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e
Mineração justifica em nota que a contratação é necessária para que o lixo
domiciliar não acumule pelas ruas, tenha destinação correta e assegure
qualidade de vida à população com a prestação de um serviço essencial feito de
segunda a sábado, de porta em porta.