Rodovia liga a
Região Metropolitana de Belém às regiões sul e sudeste do Pará, e é o
principal acesso ao porto de Vila do Conde, em Barcarena
Obra tem equipes realizando os serviços de
fresagem como a raspagem total do asfalto antigo e terraplanagemA restauração de
164,04 km da PA-150, no trecho de Morada Nova (Marabá) a Goianésia do Pará
ficará pronta em outubro deste ano. A rodovia liga a Região Metropolitana de
Belém (RMB) às regiões sul e sudeste do Pará, e é o principal acesso ao porto
de Vila do Conde, em Barcarena.
A PA-150 tem mais de 330 Km de extensão, indo do município de Moju a
Morada Nova, em Marabá, passando pelos municípios de Tailândia, Moju, Breu
Branco, Ipixuna do Pará, Goianésia Jacundá, Nova Ipixuna e Marabá.
Do total de 164,04 km da rodovia mais de 50 km já estão prontos. A
obra deveria ser entregue no primeiro semestre deste ano, mas a Secretaria de
Estado de Transportes (Setran) fez adição de prazo em virtude da redução do volume
de trabalho por imposição das medidas de segurança por causa da pandemia,
pois as equipes de trabalho tiveram de ser reduzidas por conta do isolamento
social dos operários do grupo de risco.
Atualmente a obra conta com seis equipes; três equipes de manutenção,
conservação e limpeza; duas equipes de reconstrução, que atuam no trecho onde
são feitos os serviços de fresagem como a raspagem total do asfalto antigo,
substituição da rede de drenagem, sub-base, base, terraplanagem e
pavimentação em quase 30 Km da rodovia, e há ainda uma equipe na pavimentação
asfáltica.
Do total de 164,04 km da rodovia mais de 50 km já
estão prontos, contribuindo para a melhor trafegabilidade na regiãoA obra de
restauração avança no trecho entre Nova Ipixuna a Goianésia com 52% das suas
intervenções realizadas. "É uma obra prioritária para a Gestão Helder
Barbalho, que faz grandes investimentos para garantir infraestrutura de
transporte, e melhorar o escoamento da produção da região, responsável por
grande parte da produção mineral e agropastoril do Pará", destaca Pádua
Andrade, titular da Setran.
Já o trecho entre Morada Nova a Nova Ipixuna está com 80% dos serviços
de restauração e manutenção concluídos e nos próximos dias receberá a
sinalização viária.
O trecho entre Nova Ipixuna e Jacundá está com quase 50% das suas
intervenções realizadas e a cidade de Nova Ipixuna recebe 5 km de
reconstrução.
O trecho entre Jacundá e Goianésia do Pará atingiu16% da suas
intervenções realizadas, e a partir do próximo dia 10, a equipe de manutenção
reinicia seus trabalhos, suspensos por causa da pandemia.
CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO
No trecho onde não ocorrem obras de restauração a Setran trabalha com
obras de conservação e manutenção, como ocorre na conservação da via, no
trecho entre Moju até à Vila Palmares, no município de Tailândia, e no trecho
vindo de Tailândia em direção ao município de Moju.
Além dos serviços rotineiros de conservação e manutenção, serão feitos
serviços de limpeza lateral da rodovia, para retirar a vegetação que em
alguns pontos invade a pista.
Após a conservação e manutenção serão executados os serviços de
sinalização horizontal e vertical para garantir a segurança dos usuários.
A programação prevê o deslcoamento de uma equipe para o trecho entre
Tailândia e Goianésia do Pará no início de setembro, enquanto outra equipe
finalizará os trabalhos no trecho anterior.
A perspectiva da Setran é de que até fim de outubro os serviços de
conservação do trecho entre Goiânia e Moju estejam finalizados.
BALANÇAS
A maior causa do desgaste prematuro da PA-150 é o excesso de peso dos
veículos que trafegam na rodovia, rota de escoamento da produção mineral e
agropastoril do Pará. São centenas de carretas trafegando diariamente.
A alternativa para evitar o desgate do pavimento é a instalação de
balanças de pesagem de veículos que estão sendo instaladas pela Setran. A
primeira balança instalada no km 122 da rodovia aponta que quase 70% dos
caminhões de carga trafegam com peso acima do permitido por lei.
Um relatório mostra que, em menos de um mês, dos 252 caminhões que
trafegaram na rodovia, 159 caminhões foram flagrados com o seu Peso Total
Bruto (PBT) acima do permitido.
Para equacionar o problema a Setran iniciou a instalação de mais duas
novas balanças móveis de pesagem dinâmica por eixos de veículos na PA-150.
Um pátio definitivo está sendo implantado no Distrito de Morada Nova,
na Vila Sarandi, no km 5,5, em Marabá. Essas balanças se somarão ao
equipamento do km 122, no lado esquerdo da rodovia, sentido Tailândia-Moju.
As estruturas têm capacidade para operar 24 horas por dia, sete dias
da semana, e entrarão em operação a partir do próximo mês de outubro, por
meio de uma parceria firmada entre os titular da Setran, Pádua Andrade e o
Secretário de Estado de Fazenda (Sefa), René Sousa. A fiscalização conta
ainda com apoio do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) e a
Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
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