Sábado, 19 de Abril de 2025

Política
Publicada em 24/08/20 às 05:35h - 154 visualizações
Obras de infraestrutura e programas em diferentes áreas marcam avanços e desenvolvimento em todas as regiões do Estado

Jornal O Niquel


Redução nos índices de criminalidade. Pavimentação asfáltica em diferentes municípios. Ações de combate e proliferação da Covid-19. Esses foram alguns destaques do trabalho desenvolvido pelo governo do Pará, que completa neste domingo (23), 600 dias de atuação da nova gestão estadual. Data também para comemorar várias conquistas para a população por todas as regiões do estado.

Nesse período, o equilíbrio fiscal das contas do Estado foi fundamental para o investimento em diferentes áreas. Mesmo com a pandemia da Covid-19, as contas se mantiveram em dia e sem onerações para os cofres públicos.

Como reflexo das ações de equilíbrio tomadas ao longo do ano, o Pará foi classificado como nota B no monitoramento da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e alcançou a posição de estado menos endividado do país, além de ser o quarto melhor resultado em relação ao crescimento da receita entre os entes federativos.

De acordo com a Secretaria Adjunta do Tesouro da Secretaria da Fazenda do Pará, o total de investimentos no Estado, até junho de 2020, foi de R$ 982,6 milhões, enquanto que em 2019, no mesmo período, foi realizado um total de R$ 353,8 milhões em investimentos, um incremento nominal de 177,74%.

SAÚDE

O estado do Pará se tornou referência pelo Ministério da Saúde nas ações de combate à Covid-19. Destaque para as ações da Policlínica Metropolitana, que teve o perfil adequado para atendimento exclusivo, e da Policlínica Itinerante, que desde o dia 14 de maio visita municípios levando atendimento de saúde, medicamentos e exames para o diagnóstico da doença.

Ações desenvolvidas pelo governo do Estado foram fundamentais para combater a proliferação da Covid-19

A administração estadual também agilizou e concluiu obras de hospitais regionais, que ampliou o atendimento da população em todas as regiões do Pará, como o Hospital Regional dos Caetés, de Castanhal, do Baixo Tocantins, do Tapajós e o Hospital Público de Castelo dos Sonhos. Além disso, o Governo já começou a planejar a construção do primeiro hospital da mulher, assim como a construção do PSM do Bengui.

SEGURANÇA PÚBLICA

O Pará foi o segundo estado que mais reduziu a criminalidade em todo o Brasil. Os dados são do 'Monitor da Violência', uma parceria do portal G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A maioria das unidades da federação tiveram alta nos números da violência.


Reforço no policiamento e novas estratégias de combate a criminalidade foram primordiais para a diminuição dos índices de criminalidade

INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE URBANA

O governador Helder Barbalho lançou um dos maiores programas de pavimentação asfáltica, o "Asfalto Por Todo o Pará". O trabalho já iniciou com obras de pavimentação e drenagem superficial em municípios de todas as 12 regiões de integração do estado; 97% dos serviços já estão contratados e as obras já estão sendo executadas em mais de 70 municípios. Nesta primeira etapa do programa, serão cerca de 504 km de asfalto novo dividido em diversas cidades paraenses.

O programa Asfalto Por Todo o Pará está pavimentando ruas de vários municípios paraenses e melhorando a vida da população

Em 2021, iniciará a segunda etapa do Programa. A previsão é de que a fase de licitação do adicional seja concluída até o final de 2020 e até a metade do próximo ano, todas as frentes de serviços estejam em andamento.

Outras obras de infraestrutura e mobilidade urbana vêm sendo desenvolvida pelo Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano (NGTM): a nova BR, BRT metropolitano e as obras na antiga Rua Yamada.

MEIO AMBIENTE

O estado do Pará é destaque nas ações de políticas públicas para reduzir o desmatamento, avançar na regularização fundiária e medidas de combate aos crimes ambientes. Entre as linhas de governo destaca-se o programa Amazônia Agora, que tem o alicerce de comando, controle e fiscalização além da regularização fundiária e apoio técnico de melhoria de atividades da agricultura e pecuária de maneira sustentável.

EMPREGO E RENDA

Na geração de novos postos de trabalho, mesmo no cenário de uma pandemia, que gera impactos negativos na economia mundial, o Pará obteve o melhor resultado para o mês de julho nos últimos dez anos. O saldo de 7.356 vagas, entre admitidos e desligados, deixou o Estado com o 5º melhor resultado do Brasil, atrás de São Paulo (22.967), Minas Gerais (15 mil), Santa Catarina (10.044) e Paraná (8.833). O resultado também foi o melhor das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

CIDADANIA

O programa Territórios Pela Paz representa um amplo esforço do Governo Estadual para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e cidadania em sete bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Bengui e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba).

O TerPaz estabelece novos parâmetros de atuação policial com vistas à redução da violência armada, especialmente da violência letal e a regulação pacífica dos conflitos no interior das áreas atendidas, orientada por padrões não-violentos de sociabilidade e por uma cidadania sem tutela.

O programa beneficiará cerca de 370 mil pessoas diretamente e tem como público preferencial as vítimas da criminalidade, mulheres em situação de risco e os jovens de 15 a 29 anos.

FUNCIONALISMO PÚBLICO

No serviço público, o Governo do Pará prioriza o ingresso de novos servidores desde 2019.
Já foram realizados quatro certames e nomeados mais de 3.200 novos servidores aprovados em outros oito concursos.

A Seplad lançou no dia 14 de agosto, também, em Diário Oficial, o edital de licitação para a escolha da banca organizadora do concurso público da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), além dos concursos das polícias Civil e Militar do Pará. Os dois certames oferecerão, no total, 3,9 mil vagas no serviço público estadual.

Recentemente, ações pontuais merecem destaque como o processo eletrônico do estado, o PAE, que completou um milhão de processos administrativos on-line tramitados essa semana, isso trouxe uma economia de papel, celeridade e transparência.

Após um ano, Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária deixa o Pará

Agentes realizaram importante trabalho nas unidades prisionais do estado

Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) atuou no sistema prisional paraense durante um anoEm agosto de 2019, desembarcava no Pará a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Neste período, os agentes atuaram no sistema carcerário estadual, apoiando as ações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) na transformação das unidades prisionais, que estavam sob controle de organizações criminosas. Um ano depois, a FTIP se despediu do Pará neste sábado (22), deixando um legado de disciplina e governança.

Com o início dos procedimentos no Complexo Penitenciário de Santa Izabel e em unidades da Região Metropolitana de Belém, os 371 agentes federais se dedicaram a treinar os servidores estaduais nos aspectos físico, operacional e intelectual, dando condições para a atuação em situações rotineiras e de crise no ambiente prisional.

"Foi um aprendizado, um paradigma para a readequação de todos os procedimentos até então aplicados no sistema prisional. A Força-Tarefa foi recuando a sua atuação e, em 2020, chegou a ficar em apenas três unidades prisionais e, até nos últimos três meses, se limitar a uma, se convertendo em uma força de formação dos novos agentes concursados", afirmou o titular da Seap, Jarbas Vasconcelos, que reiterou que esse trabalho foi fundamental para que o Estado retomasse o controle em suas 49 unidades prisionais.

Agentes federais treinaram os servidores estaduais nos aspectos físico, operacional e intelectual

Padronização - A implantação dos procedimentos carcerários pautados na disciplina e estabilidade prisional, bem com o respeito às assistências previstas na Lei de Execuções Penais para as pessoas privadas de liberdade, foram fundamentais para a mudança do sistema prisional do Pará. Além de reforma nas unidades, ações de saúde e oportunidades de formação profissional para remição de pena criaram um ambiente digno aos custodiados.

"O sistema prisional do estado do Pará está pronto para seguir o seu destino com seus próprios pés. Hoje, cada unidade prisional possui um procedimento operacional padrão. O sistema todo opera a partir de um manual, portanto os nossos protocolos de gestão e governança das unidades prisionais são os mesmos nas 49 unidades", enfatizou Jarbas Vasconcelos.

"O futuro do sistema prisional do Pará é buscar o caminho da autossuficiência em que cada unidade prisional possa produzir aquilo que consome, barateando os custos para o Estado" - Jarbas Vasconcelos, titular da Seap.

Reinserção social - Unidades prisionais da capital e do interior contam com internos que trabalham na manutenção e reparos dos espaços para que sejam autossustentáveis, reduzindo os custos do Estado. Limpeza de canais e desobstrução de vias, pavimentação urbana e sinalização nas paradas de ônibus são outras atividades desenvolvidas por eles. (Com a colaboração de Vanessa Van Rooijen - Ascom Seap)




















ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:



  • ANIVERSARIANTES DO MÊS
    • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
      Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
    • NELSON 22-06
      Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
    • GERMANO 25-04
      Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
    Estatísticas
    Visitas: 3245934 Usuários Online: 289



    Converse conosco pelo Whatsapp!
    Copyright (c) 2025 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados