O governo de Josemira Gadelha acaba de encaminhar
ao mural do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) uma megalicitação para
contratar a agência de propaganda que será responsável pela publicidade oficial
da Prefeitura de Canaã dos Carajás, atualmente a que, proporcionalmente, mais
arrecada no Brasil. O valor estimado pela prestação de serviços? R$ 12 milhões.
As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu e podem ser conferidas aqui.
A conferência das propostas comerciais, em que a
agência ganhadora será selecionada por técnica e preço, é prevista para ocorrer
no início de setembro. A vencedora assina com a terceira prefeitura mais rica
do Pará por 12 meses. Os recursos para custeio das ações de comunicação social
vão sair do caixa da Secretaria Municipal de Governo.
Segundo a Prefeitura de Canaã, a atuação da agência
será voltada à prestação de serviços de publicidade, compreendendo atividades
que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção,
a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da dos serviços
de comunicação social. Também engloba a distribuição de publicidade aos
veículos e demais meios de divulgação, com o intuito de atender ao princípio da
publicidade e ao direito à informação, de difundir ideias, princípios,
iniciativas ou instituições ou de informar a comunidade.
“Todo governo, em qualquer instância, tem por
obrigação tomar públicos seus atos oficiais, programas de atendimento à
população, bem como todas as informações necessárias ao exercício do controle
social. Não é só um dever do Estado, mas um direito dos cidadãos”, destaca a
prefeitura em texto de justificativa que acompanha o edital da licitação.
No entendimento do Poder Executivo local, a
administração tem de agir dentro da lei, ter moralidade, ser eficiente e
impessoal e, por força de lei, publicizar suas ações. “A publicidade, neste
sentido, é instrumento de transparência da gestão pública para dar validade aos
atos oficiais e para que o cidadão possa exercer o controle social, usando-a
como arma contra o mal uso do dinheiro público e apurando como efetivamente
suas necessidades estão sendo atendidas”, ressalta.
A prefeitura diz estar desenvolvendo diversas ações
de interesse público. E, para o cidadão, o acesso a informações sobre elas é
essencial para o pleno exercício da cidadania. “A divulgação institucional é
instrumento capaz de favorecer de forma significativa o acesso da população aos
seus direitos administrados como atividade-fim da prefeitura”, afirma.
Tema da concorrência
A Rodovia TransCarajás será o tema da campanha
requerida como desafio da concorrência da conta de publicidade da prefeitura.
Obra das mais badaladas em Canaã, a TransCarajás “obrigará” as concorrentes a
apresentar um projeto à sociedade que demonstre como e por que a Terra
Prometida deixa de ser ponto final para se tornar ponto de partida no
desenvolvimento do sudeste paraense.
As interessadas no pacote de R$ 12 milhões também
terão de demonstrar o protagonismo da prefeitura na busca de novos eixos de
crescimento para o município; apresentar os esforços do governo municipal na
busca da diversificação econômica, para além da mineração; e conectar o projeto
da rodovia à visão de futuro do município, explanando como obras estruturantes
como a rodovia preparam Canaã dos Carajás para o crescimento econômico que está
a caminho.
Fonte Ze Dudu