O trecho de 4,2
km da rodovia PA-150, entre o Km 6 e a ponte rodoferroviária do Rio Tocantins,
em Marabá, será duplicado em breve – tudo indica que a obra começará a partir
do próximo verão. A licitação já foi vencida e o valor do projeto já está
definido: R$ 37,75 milhões. O próprio governador Helder Barbalho, em sua última
passagem por Marabá, confirmou que está tudo pronto para o início das obras.
Além disso,
representantes da empresa que venceu a licitação para tocar o projeto, a
Construmaster – Construções e Locações de Máquinas Ltda., de São Luís (MA), já
estiveram em Marabá esta semana. Os executivos da empresa fizeram o primeiro
contato com o secretário municipal de Obras, Fábio Moreira, para alinhar o
trabalho a ser feito.
Termo de doação
do DNIT, em agosto, devolveu o trecho à PA-150
O trecho a ser
duplicado pertencia à BR-222 desde 2011, mas em agosto de 2021, o governo do
Estado conseguiu junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT) que o trecho (e mais 15 km entre a ponte e Morada Nova)
fossem “estadualizados”. Com isso, o Estado pôde dar início ao processo de
licitação para garantir a duplicação da agora PA-150.
Aqui, ao fundo,
é possível ver a ponte rodoferroviária, onde começará a duplicação. Foto:
Divulgação/Correio.
Tráfego intenso
A justificativa
para a duplicação desse trecho está explícita há tempos, devido ao forte
tráfego de veículos, pois Marabá está localizado em posição estratégica na
região, como importante polo mineral, agropecuário e extrativista, por onde
trafegam veículos vindos de diversas partes do País.
Além disso, vale
dizer que o seguimento da rodovia a ser duplicado está encravado no perímetro
urbano de Marabá, por onde passa grande parte da frota doméstica, o que aumenta
ainda mais a pressão sobre a estreita pista de rolamento, gerando
congestionamentos e, por conseguinte, contratempos. Esses problemas serão
sanados com o término da obra, que tem previsão de 12 meses.
Pelo edital de
licitação vencido pela empresa maranhense, na categoria “menor preço”, estão
previstos serviços de terraplenagem, instalação de bueiros tubulares de
concreto, imprimação com ligante asfáltico convencional, concreto asfáltico,
sinalização horizontal, sinalização vertical, além de meio fio e guias.
Do início
Como o prazo
para a execução dos serviços será de 12 meses, a partir da emissão da Ordem de
Serviço, o início das obras só deve ocorrer quando cessar o período chuvoso,
provavelmente a partir do mês de março ou abril de 2022, pois o edital deixar
claro que os prazos “deverão ser rigorosamente cumpridos, independentemente de
dificuldades relativas a fornecimento de materiais, clima ou outras que
porventura venham a ocorrer”.
Segundo o
secretário de Obras local, Fábio Moreira, as recentes pistas marginais que a
Prefeitura construiu e colocou calçamento do lado do Bairro Km 7 e da Folha 29
não sofrerão impacto ou necessidade de adaptações com a duplicação. Ele disse
que a Sevop e a Setran do Estado vão manter permanente diálogo ao longo da
obra. De outro lado, ele destaca que o tráfego sofrerá um imenso impacto quando
da construção, visto que é um trecho de enorme trânsito de veículos na cidade.
Neste mesmo
trecho da rodovia ficam: o terminal rodoviário do Km 6, o Hospital Regional, o
Centro de Convenções, concessionárias de veículos, postos de combustíveis, um
grande hotel e um atacarejo.
(Chagas Filho)
Fonte: Correio de
Carajás