O governador Helder Barbalho e comitiva acompanham o início da construção da ponte sobre o Alto Rio Acará, que vai interligar o CapimFoto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará (Foto: )
Neste sábado (5), o
governador Helder Barbalho acompanhou o início das obras de construção da ponte
sobre o rio Alto Acará, na rodovia PA- 256, Região de Integração do Rio Capim.
A ponte terá 280 m de comprimento por 10 m de largura e será construída em
estrutura de aço e concreto no trecho que compreende o entroncamento das PA-475
e PA-451.
“O investimento do
Estado com recursos próprios permite que sejam feitos os asfaltamentos da
estrada e a construção de duas pontes. Pontes que interligam o Rio Capim e o
Alto Acará. Portanto com estas ações nós garantimos que essa região cresça mais
e fortaleça a atividade econômica central", enfatizou Helder.
Com investimento
superior a R$ 47 milhões, o prazo para a construção da ponte sobre o rio Alto
Acará é de 730 dias. A PA-256 interliga a Belém-Brasília à PA-150, unindo a
região do Capim, do Vale do Acará e do sudeste do Estado, aproximando-as do
porto de Barcarena.
O secretário de Transportes Adler Silveira chama
atenção para o papel da ponte para facilitar o escoamento da produção agrícola
localFoto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará
“Uma obra que vai
interligar o Capim de Paragominas a Tailândia na PA-150. Essa ponte tem um
investimento de R$ 48 milhões. São 280 metros que vão facilitar principalmente
o escoamento da produção pungente em dendê, fruticultura, agricultura familiar
e fará com que as pessoas tenham uma rodovia mais segura, sem que percam
tempo", destacou o titular da Secretaria Executiva de Transportes
(Setran), Adler Silveira.
Beto Faro, deputado
federal, também acompanhou o ato de início das obras e destacou que a ponte é
importante para comunidades como Calmari, que durante anos foram abandonadas.
"Aqui se produz muito, mas não tinham mobilidade suficiente pra escoar a
produção. Até para chegar a um hospital dos municípios era uma dificuldade
tremenda. Mas ela (a ponte) não é só importante para os municípios do Acará e
Tailândia, mas para região como um todo, porque integra aqui pela PA-256 toda a
área da Belém-Brasília à PA-150", destacou.
CHUVAS
Pedrinho da Balsa, prefeito do Acará, diz que o
agronegócio da região está em festa com a possibilidade de redução no preço do
freteFoto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará
Leandro Chaves,
motorista que utiliza a travessia da balsa na PA-256, avalia que a ponte vai
facilitar a vida de quem precisa da estrada. "Ontem mesmo fiquei aqui em
mais de 1h de tempo esperando para passar. Tem tido uma dificuldade grande para
nós, principalmente, agora com as chuvas. Por isso espero que essa obra venha
melhorar nossa vida, venha ajudar nossa situação", disse.
O Governo do
Estado, por meio da Setran, asfaltou 43 quilômetros da PA-256. Ao todo são
construídos e pavimentadas 150 quilômetros da rodovia. Somando a substituição e
a construção das novas pontes serão 1.326 metros de ponte somente na região do
Rio Capim.
Além do asfalto, a
PA-256 recebe o pacote de 17 pontes de concreto que substituem as de madeira e
que contabilizam 486 metros de extensão. Essas pontes estão assim distribuídas:
município de Acará (3); Tomé-Açu (8) e Ipixuna do Pará (6).
Outra ponte
importante em obra na PA-256 é a sobre o rio Alto Capim, na fronteira entre os
municípios de Paragominas e Ipixuna do Pará, com 560 metros de comprimento.
Para Pedrinho da
Balsa, prefeito de Acará, a obra impacta de forma positiva o setor produtivo
dos municípios. "Uma contemplação de uma ponte dessa junto a uma
pavimentação que vem desde Paragominas, o povo do agronegócio se encontra em
festa porque certamente diminui o preço do frete e os preços ficam mais
competitivos. O povo do Acará se encontra em festa por receber a pavimentação
da PA-256 e a ponte do Rio Acará que vem de Tailândia e contempla Tomé-Açu e
Moju", disse.
TRÊS LOTES
A ponte sobre o Alto Acará vai reduzir distâncias,
baixar o preço do frete e melhorar a logística de transporte na região do Rio
CapimFoto: Roni Moreira / Ag. Pará
A PA-256 é
considerada uma das vias mais extensas e importantes da região do Rio Capim.
Ela terá 150 quilômetros construídos e pavimentados, um investimento superior a
R$ 375 milhões. As obras na PA-256 estão divididas em 3 lotes. O primeiro lote
se inicia na travessia do Rio Capim até Vila Nova e já recebeu 19 quilômetros;
o lote II, de Vila Nova ao entroncamento com a PA-451, recebeu 16 quilômetros;
e o lote III, que compreende a travessia do Rio Capim ao entroncamento da
PA-250 (Tailândia), 8,5 quilômetros.
Por Kátia Aguiar (SETRAN)