Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Política
Publicada em 15/02/23 às 05:41h - 137 visualizações
Projeto da deputada Lívia Duarte garante o direito à mulher de ter acompanhante de sua escolha em exames e consultas
A parlamentar pretende evitar que aconteça no Pará o que aconteceu no Rio, onde o anestesista Giovanni Quintella Bezerra foi filmado enquanto estuprava uma mulher em trabalho de parto

Jornal O Niquel

A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) protocolou, nesta terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o projeto de lei indicativo que visa assegurar o direito das mulheres a terem um acompanhante de sua livre escolha, nas consultas e exames em geral nos estabelecimentos públicos e privados de saúde no estado do Pará. Nos casos que envolvam sedação, a presença do acompanhante será obrigatória. A proposição ainda será votada na Casa de Leis.

Caso o dispositivo seja aprovado e implementado, o descumprimento implicará na aplicação de advertência, suspensão ou demissão do servidor público ou funcionário de instituição particular, assim como a aplicação de multa ao estabelecimento, sem prejuízo das sanções administrativas, civis e penais cabíveis. Os recursos arrecadados com a aplicação de multas serão destinados ao Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres e ao Fundo Estadual dos Direitos das Mulheres.

A deputada justifica a necessidade do projeto em casos de violência contra a mulher registrados durante atendimentos de saúde, como o caso do anestesista Giovanni Quintella Bezerra, filmado enquanto estuprava uma mulher em trabalho de parto, no Rio de Janeiro. A situação “escancarou realidades que se entrelaçam e afetam diretamente a vida das mulheres brasileiras: a cultura do estupro e a violência obstétrica”, ressalta Lívia no projeto.

O direito da mulher de escolher um acompanhante já é realidade no Brasil somente durante o parto. A Lei 11.108, também conhecida como Lei do Acompanhante, garante esse direito no Sistema Único de Saúde (SUS), assim como as resoluções da Agência Nacional de Saúde (ANS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


R$ 66 MIL EM PREMIAÇÕES







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 3046645 Usuários Online: 419



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados