Foto: Marco Santos / Ag. Pará (Foto: )
Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
O Governo do Pará entregou nesta terça-feira, 8, em Belém, as primeiras carteiras de habilitação da segunda edição do Programa Social CNH Pai D'égua. O Programa é uma iniciativa do governo estadual, coordenado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e busca emitir o documento de habilitação de forma totalmente gratuita. Este ano, o CNH Pai D'égua abriu 60 mil vagas nos 144 municípios, sendo o maior programa social de habilitação do Brasil. Esta primeira entrega tem como público-alvo os beneficiários de Belém que já concluíram as etapas obrigatórias.
Os aprovados de Belém que já concluíram seus processos devem ficar atentos. A partir de hoje, a equipe do Detran entrará em contato com todos para informar a data da entrega das CNHs, na sede do Detran. Classificadas como atividade remunerada, as CNHs são destinadas para 1ª habilitação, adição e inclusão se categoria. Ao todo, 20 mil pessoas terão a sua CNH totalmente gratuita somente na capital.
O governador Helder Barbalho conduziu a cerimônia de entrega e destacou a importância do Programa no incremento da renda das famílias.
"O CNH Pai D'égua é um programa extraordinário, que permite às pessoas terem acesso à habilitação, não apenas como documento necessário para se dirigir um veículo, mas acima de tudo, porque ele abre uma grande oportunidade para que as pessoas consigam incrementar a renda através dessa atividade", enfatizou o governador.
O chefe do Executivo estadual cumprimentou os beneficiários presentes e entregou as carteiras aguardadas com ansiedade pelos novos condutores. A secretária escolar, Luana Ferreira da Silva, foi a primeira beneficiária a receber a Carteira de Habilitação. Emocionada pela conquista, ela revelou que agora vai poder usar o carro da família para transportar o pai sequelado de glaucoma. "Ele tem uma jornada intensa de médicos pela perda da visão, então eu agora vou poder fazer isso pelo meu pai, de ser motorista dele. Esse é o meu maior objetivo e a CNH Pai D'égua me trouxe essa oportunidade, o que é uma alegria indescritível", comentou.
A Leide Rebelo, de 47 anos, é autônoma e conseguiu a primeira habilitação na categoria AB. Agora ela se organiza para comprar o carro que vai utilizar para as atividades da igreja e para exercer a atividade de motorista de aplicativo. "Na minha família eu fui a única contemplada e confesso que a essas alturas da minha vida eu já não esperava ter essa oportunidade, e por isso estou muito grata a Deus e ao Governo do Estado que me possibilitou esse recomeço. Gratidão é a palavra nesse momento", afirmou dona Leide.
Aos 51 anos, a universitária Mônica Caldas, já é habilitada há 13 anos, mas decidiu mudar a categoria da CNH de B para D para dirigir veículos pesados. "Eu já teria que renovar a minha habilitação e surgiu essa oportunidade do Programa, aí eu fiz, e hoje eu estou recebendo, é um sonho realizado. Enquanto eu não estou trabalhando na área em que eu estou estudando, posso atuar como motorista. Agora é botar para frente e trabalhar", garante.
Além da comemoração dos beneficiários, a cerimônia contou com a participação da colaboradora do Detran Iara Guedes, que na semana do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, aproveitou para saudar as autoridades com o canto católico "A Padroeira". A diretora-geral do Detran, Renata Coelho, agradeceu o empenho da equipe do Detran na efetivação do Programa CNH Pai D'égua e informou que o órgão está mobilizado para agilizar a entrega das CNHs no Estado. "Estamos acelerando os processos, especialmente nas regiões onde as etapas já foram encerradas, então a partir de agora, estamos focados em Belém, a primeira cidade a ser atendida e que, portanto, serão os primeiros a receberem a CNH, gradativamente", antecipou.