Homem mostra dentes limpos após uso do miswak — Foto: Reprodução/TikTok (Foto: )
No país dos desdentados, os vídeos que inundaram a rede social TikTok ainda não repercutem o sucesso global do bastão de mastigação, miswak, hábito que está atrelado a uma prática de séculos e é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma ferramenta de higiene oral habitual e segura. Mas, cuidado! Os vigaristas virtuais de sempre, estão vendendo na internet gato por lebre.
O bastão vem do galho da árvore Salvadora Persica – também conhecida como árvore da mostarda –, comumente encontrada em países do Oriente Médio, África e Índia. No Brasil, ainda com baixa procura, os pequenos bastões cortados do galho da árvore ainda é pouco encontrado e costuma ser vendido em lojas virtuais, com o preço na faixa entre 60 e 150 reais. Detalhe, ao esfregar o galho nos dentes, ocorre o milagre: eles ficam branquinhos que dá gosto de ver.
“É como se eu tivesse pagado a fortuna que o dentistas das ‘estrelas’ e dos ‘endinheirados’ têm cobrado para esbranquiçar os dentes”, disse um internauta.
O fato é que o produto tem grande poder de marketing, por si só. Um galho de árvore que, ao ser mastigado e esfregado nos dentes, tem o poder de mudar sua coloração e esbranquiçar. Considerado uma escova natural em muitas propagandas, o item se tornou febre no TikTok nos últimos dias, onde internautas compartilharam sua experiência com o pequeno graveto.
Para utilizá-lo é simples: basta morder uma de suas pontas, descascá-la para ter acesso às cerdas internas e é só passar nos dentes. O produto tem fácil acesso em diversas lojas no exterior em países como os Estados Unidos.
A cirurgiã bucomaxilofacial, do Hospital Albert Sabin, Thaylis Esteves, explica que o produto apresenta diversos benefícios para os dentes e saúde bucal. “Além de ser uma escova ecológica ela é 100% natural, onde em comparação com as outras escovas dentais ela é biodegradável e comportável, contendo flúor, sílica, cálcio, e outras substâncias naturais que beneficiam a saúde bucal devido sua composição natural do miswak que é semelhante uma pasta de dente ou um enxaguante bucal”, disse.
A um jornal de grande circulação nacional, a especialista ainda destaca que a “escova natural” não apresenta malefícios e não pode degradar o esmalte dos dentes devido sua origem vegetal. A utilização do produto age de duas formas na boca: mecânica, obtida pela fricção das fibras na superfície dos dentes; e química, devido a própria composição natural.
O cirurgião de cabeça e pescoço Diego Rocha alertou que, apesar do uso não trazer malefícios comprovados, pode gerar algum dano a saúde bucal caso já tenha alguma enfermidade prévia. “Existem algumas restrições ao seu uso. O uso do miswak pode ser irritante para pessoas com gengivas sensíveis, gengivite ou doenças periodontais. O atrito direto das fibras pode agravar inflamações ou causar sangramentos, prejudicando a saúde bucal. Em pessoas com recessão gengival, o uso pode piorar a condição, especialmente se for aplicado com pressão, exacerbando a exposição das raízes dos dentes”, alertou.
* Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.
Higiene Bucal, saúde